Uma das montadoras que mais vem sendo afetada neste primeiro semestre do ano pela falta de semicondutores, a Volkswagen anuncia nova parada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Sem revelar o número de funcionários a serem afetados, a empresa informa que concederá 20 dias de férias coletivas para os dois turnos daquela unidade a partir da próxima segunda-feira, 9 de maio.
A escassez de componentes, principalmente os chips, levou a Volkswagen a suspender no final do ano passado o segundo turno tanto na fábrica da Anchieta como na de Taubaté, SP. O retorno dos dois turnos ocorreu no começo de março em São Bernardo, quando 1 mil trabalhadores voltaram do lay-off, e há um mês na planta do interior paulista.
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, as férias coletivas na planta da Anchieta envolvem 2,5 mil trabalhadores da produção. O retorno está previsto apenas para o dia 28 maio. O coordenador-geral da representação na Volkswagen, José Roberto Nogueira da Silva, revela que além dos semicondutores outros componentes e peças começaram a faltar e afetar a produção na montadora.
“Não foi diferente ao que está acontecendo em outras fábricas do País. Tem demanda de produção, porém com a escassez de peças a fábrica não consegue atender o consumidor final. Estamos na expectativa da retomada o mais breve possível”, afirma o sindicalista, que defende a necessidade de uma política industrial que impeça a desestruturação da cadeia produtiva.
Por causa dos gargalos que vem tendo na área produtiva, a Volkswagen vem perdendo participação no mercado brasileiro este ano. Em março e abril, por exemplo, caiu para a 5ª posição no ranking das marcas mais vendidas. Com apenas 9,1 mil emplacamentos no mês passado e participação reduzida para 7,1%, a Volkswagen ficou atrás da Fiat, General Motors, Toyota e Jeep.
LEIA MAIS
→Novo presidente da Anfavea defende política industrial urgente
→Mercado de veículos fica estável em abril
→Volkswagen abre inscrições para estágio
→Crise de chips não estará solucionada até 2024, acredita Volkswagen
Foto: Divulgação/VW
- Tera, o nome do novo SUV da Volkswagen - 4 de novembro de 2024
- Alckmin na Fenatran: falta de recursos empaca renovação de frota. - 4 de novembro de 2024
- Iveco destina R$ 510 milhões para P&D até 2028 - 4 de novembro de 2024