Empresa

Volkswagen anuncia nova parada em SBC por falta de chips

Por causa dos gargalos na produção, marca tem perdido participação no mercado interno

Uma das montadoras que mais vem sendo afetada neste primeiro semestre do ano pela falta de semicondutores, a Volkswagen anuncia nova parada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Sem revelar o número de funcionários a serem afetados, a empresa informa que concederá 20 dias de férias coletivas para os dois turnos daquela unidade a partir da próxima segunda-feira, 9 de maio.

A escassez de componentes, principalmente os chips, levou a Volkswagen a suspender no final do ano passado o segundo turno tanto na fábrica da Anchieta como na de Taubaté, SP. O retorno dos dois turnos ocorreu no começo de março em São Bernardo, quando 1 mil trabalhadores voltaram do lay-off, e há um mês na planta do interior paulista.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, as férias coletivas na planta da Anchieta envolvem 2,5 mil trabalhadores da produção. O retorno está previsto apenas para o dia 28 maio. O coordenador-geral da representação na Volkswagen, José Roberto Nogueira da Silva, revela que além dos semicondutores outros componentes e peças começaram a faltar e afetar a produção na montadora.

“Não foi diferente ao que está acontecendo em outras fábricas do País. Tem demanda de produção, porém com a escassez de peças a fábrica não consegue atender o consumidor final. Estamos na expectativa da retomada o mais breve possível”, afirma o sindicalista, que defende a necessidade de uma política industrial que impeça a desestruturação da cadeia produtiva.

Por causa dos gargalos que vem tendo na área produtiva, a Volkswagen vem perdendo participação no mercado brasileiro este ano. Em março e abril, por exemplo, caiu para a 5ª posição no ranking das marcas mais vendidas. Com apenas 9,1 mil emplacamentos no mês passado e participação reduzida para 7,1%, a Volkswagen ficou atrás da Fiat, General Motors, Toyota e Jeep.

LEIA MAIS

Novo presidente da Anfavea defende política industrial urgente

Mercado de veículos fica estável em abril

Volkswagen abre inscrições para estágio

Crise de chips não estará solucionada até 2024, acredita Volkswagen


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás