Marca aproveita o Fiorino da Fiat para ampliar sua linha de comerciais leves
A Peugeot anuncia o aumento da oferta de utilitários com o lançamento, ainda em maio, de pequeno furgão que batizou de Partner Rapid. O pouco do que se pode ver em curto vídeo (abaixo) divulgado na sexta-feira, 6, deixa claro que a novidade aproveita o projeto do Fiat Fiorino, substituindo as identidades da marca coirmã italiana pelas francesas.
A estratégia não é novidade. No passado, parceria entre a Fiat e a PSA renderam os gêmeos Ducato, Boxer e Jumper. No caso, do Partner Rapid, no entanto, como destaca o comunicado, se trata do “primeiro projeto alinhado à plataforma Stellantis”.
Como o Fiorino, o Partner Rapid, que segue com o mesmo nome do pequeno furgão oferecido pela Peugeot importado da Argentina até o fim do ano passado, também será produzido a fábrica de Betim (MG).
A Peugeot não antecipou qualquer informação técnica. Mas como o projeto deriva do Fiorino, cabe supor que o Partner Rapid terá as mesmas especificações. No fim do ano passado, a Fiat renovou o pequeno furgão com alterações estéticas, ajustes no motor e reforço no pacote de segurança.
Deve-se esperar, então, modelo equipado com ar-condicionado, regulagem de altura do banco do motorista, acionamento elétrico de vidros e travas, alarme, faróis de neblina, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.
O motor 1.4 EVO Flex de 86 cv, de acordo com a montadora na ocasião do lançamento, ficou 11,8% mais econômico se abastecido com gasolina e 8,3% com etanol. E, embora a engenharia tenha aprimorado a suspensão com utilização de materiais mais resistentes, a capacidade de carga permaneceu para 650 kg.
Conforme resume Felipe Daemon, chefe da marca Peugeot na América do Sul, o Partner Rapid é dotado de desenvolvimentos tecnológicos no mesmo nível da gama de automóveis de passageiros. “Ele chega para ser a parceira ideal e atender às necessidades de mobilidade de todos os profissionais, sejam grandes frotistas ou autônomos que optem por um veículo versátil e eficiente para suas atividades.”
Com a nova opção, a Peugeot amplia sua oferta de utilitários, segmento no qual disputa com as linhas Boxer, Expert e e-Expert. Resta esperar se terá o mesmo sucesso do irmão Fiorino, líder isolado na categoria de furgões pequenos, com 97% do mercado nos primeiros quatro meses do ano.
LEIA MAIS
Fiat renova o utilitário Fiorino
Citroën e Peugeot lançam Ë-Jumpy e e-Expert
Citroën Jumper e Peugeot Boxer ganham versão para até 3,5 toneladas
Foto: Peugeot/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.