Marca aproveita o Fiorino da Fiat para ampliar sua linha de comerciais leves
A Peugeot anuncia o aumento da oferta de utilitários com o lançamento, ainda em maio, de pequeno furgão que batizou de Partner Rapid. O pouco do que se pode ver em curto vídeo (abaixo) divulgado na sexta-feira, 6, deixa claro que a novidade aproveita o projeto do Fiat Fiorino, substituindo as identidades da marca coirmã italiana pelas francesas.
A estratégia não é novidade. No passado, parceria entre a Fiat e a PSA renderam os gêmeos Ducato, Boxer e Jumper. No caso, do Partner Rapid, no entanto, como destaca o comunicado, se trata do “primeiro projeto alinhado à plataforma Stellantis”.
Como o Fiorino, o Partner Rapid, que segue com o mesmo nome do pequeno furgão oferecido pela Peugeot importado da Argentina até o fim do ano passado, também será produzido a fábrica de Betim (MG).
A Peugeot não antecipou qualquer informação técnica. Mas como o projeto deriva do Fiorino, cabe supor que o Partner Rapid terá as mesmas especificações. No fim do ano passado, a Fiat renovou o pequeno furgão com alterações estéticas, ajustes no motor e reforço no pacote de segurança.
Deve-se esperar, então, modelo equipado com ar-condicionado, regulagem de altura do banco do motorista, acionamento elétrico de vidros e travas, alarme, faróis de neblina, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.
O motor 1.4 EVO Flex de 86 cv, de acordo com a montadora na ocasião do lançamento, ficou 11,8% mais econômico se abastecido com gasolina e 8,3% com etanol. E, embora a engenharia tenha aprimorado a suspensão com utilização de materiais mais resistentes, a capacidade de carga permaneceu para 650 kg.
Conforme resume Felipe Daemon, chefe da marca Peugeot na América do Sul, o Partner Rapid é dotado de desenvolvimentos tecnológicos no mesmo nível da gama de automóveis de passageiros. “Ele chega para ser a parceira ideal e atender às necessidades de mobilidade de todos os profissionais, sejam grandes frotistas ou autônomos que optem por um veículo versátil e eficiente para suas atividades.”
Com a nova opção, a Peugeot amplia sua oferta de utilitários, segmento no qual disputa com as linhas Boxer, Expert e e-Expert. Resta esperar se terá o mesmo sucesso do irmão Fiorino, líder isolado na categoria de furgões pequenos, com 97% do mercado nos primeiros quatro meses do ano.
LEIA MAIS
Fiat renova o utilitário Fiorino
Citroën e Peugeot lançam Ë-Jumpy e e-Expert
Citroën Jumper e Peugeot Boxer ganham versão para até 3,5 toneladas
Foto: Peugeot/Divulgação
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km