Além da atual e sólida liderança reprsentada pelos 22,2% de participação alcançados no primeiro quadrimestre — oito pontos porcentuais a mais do que a segunda colocada Chevrolet —, a Fiat tem “bala na agulha” para encerrar 2022 com fatia ainda mais graúdano segmento e no mercado como um todo.
A justificativa, particularmente, está em dois produtos: o Pulse e o futuro SUV cupê, que também será fabricado em Betim, MG, eqchegará às revendas no segundo semestre.
O SUV cupê, ainda que com disfarces, já é visto, com frequência, rodando em testes e não fugirá muito das propostas já observadas em veículos como o Volkswagen Nivus. Será, na verdade, uma evolução comercial do conceito Fastback, apresentado no Salão do Automóvel de 2018.
Seja o que for, deve representar vendas adicionais à marca, ainda que com alguma pequena canibalização do Pulse, caso algumas versões dos dois modelos se sobreponham em termos de preço e conteúdo.
Fora do maior segmento de vendas do mercado interno até meados do segundo semestre do ano passado, a Fiat agora começa a brigar no andar de cima entre os SUVs, categoria que já responde por quase metade dos veículos de passeio emplacados no Brasil.
Em abril, com mais de 5,5 mil unidades negociadas, o Pulse liderou pela primeira vez entre os utilitários esportivos e, sozinho, assegurou à Fiat participação de 11,2%. A marca só ficou atrás da Jeep, irmã de grupo Stellantis, e da Volkswagen, que obtiveram, respectivamente, 22% e 15% dos 49,5 mil licenciamentos de SUVs no mês. Mas no caso da Jeep, somando o desempenho de três modelos e no da Volkswagen, de dois produtos.
Além da liderança mensal inédita no segmento, o Pulse cravou também sua melhor colocação entre os veículos de passeio desde seu lançamento. Ficou na quarta posição no ranking de automóveis, colado no terceiro colocado Chevrolet Onix (5,6 mil) e em outro Fiat, o Mobi (5,9 mil). O Hyundai HB20 fechou abril na ponta com 6,5 mil emplacamentos.
No primeiro quadrimestre, o Pulse já se aproximou muito dos modelos mais negociados e que cumprem carreira bem mais longa nas concessionárias. Com 14,2 mil unidades licenciadas, é o sétimo SUV mais vendido no ano. Só não roubou a sexta posição do Toyota Corolla Cross por menos de 200 unidades. Na quinta colocação aparece o Chevrolet Traker (15,1 mil unidades), encostado no Jeep Renegade (15,3 mil).
Ou seja, a vantagem do Renegade, quarto colocado, para o Pulse é de apenas 1,1 mil licenciamentos em 2022. E o terceiro lugar no pódio do segmento cabe ao Hyundai Creta, com 16,9 mil unidades negociadas.
Assim, se mantiver o desempenho de abril nos próximos meses, muito provavelmente a Fiat poderá comemar o Pulse entre os três SUVs mais vendidos no encerramento do ano. E já na companhia do Fastback ou qualquer outro nome que o departamento de marketing da marca determinar para o segundo utilitário esportivo da marca.
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Foto: Divulgação
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