Produto

Mercedes-Benz lança sistema autônomo nível 3 como opcional

Drive Pilot com certificação internacional estará disponivel na Alemanha para os modelos Classe S e EQS

A Mercedes-Benz sai na frente com a oferta do primeiro sistema de condução autônoma com certificação internacional SAE Nível 3. O Drive Pilot será comercializado a partir da próximo semana na Alemanha como opcional para os modelos Classe S e EQS.

“Com o lançamento do Drive Pilot  (SAE Nivel 3), nos tornamos o primeiro fabricante de automóveis do mundo a oferecer tal sistema com uma certificação do gênero como uma opção de fábrica para veículos de produção em série”, informa comunicado da Mercedes-Benz divulgado nesta segunda-feia, 9.

O Drive Pilot é ideal para uso em situações de tráfego intenso ou congestionamento em trechos de autoestrada adequados na Alemanha até uma velocidade de 60 km/h. Após ativado, ele controla a velocidade e a distância e orienta o veículo dentro de sua faixa, levando em conta o perfil da rota, os eventos ocorridos durante o trajeto e os sinais de trânsito.

Segundo a fabricante alemã, o seu sistema de condução autônoma baseia-se na tecnologia de detecção do veículo do Pacote de Assistência à Condução e inclui sensores adicionais, como radar, LiDAR (sistema de medição de distâncias baseado na luz) e câmeras, além de sensores de ultrassom e umidade que fornecem dados valiosos.

LEIA MAIS

Em prol do carro autônomo, Cruise e GM se unem à Microsoft

SUV topo da Mercedes-Benz, elétrico EQS pode rodar até 660 km

A partir do seu uso na Alemanha, a empresa pretende obter a homologação para os estados norte-americanos da Califórnia e Nevada até o final deste ano, “desde que a situação legal permita a operação do sistema”. De acordo com SAE Nível 3, a operação em modo autônomo requer um projeto de sistema que deve permitir que qualquer eventual mau funcionamento seja gerenciado com segurança.

A Mercedes-Benz destaca, ainda, que um modelo equipado com Drive Pilot tem sua localiação determinada por um sistema de posicionamento de alta precisão que é muito mais poderoso que os sistemas GPS convencionais. Com a criação da Lei de Trânsito Rodoviário (StVG) para sistemas de nível 3 em 2017, a Alemanha foi o primeiro país a criar uma base legal para o uso desses equipamentos, que passou a ser permitido no início do ano passado.

Há vários anos a empresa já oferece sistemas avançados de assistência ao motorista (SAE Nível 2), que facilitam situações do dia a dia e auxiliam no controle de velocidade e distância, direção ou mudança de faixa, por exemplo.


Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás