Apesar de seguir em ritmo inferior ao do ano passado, as vendas de veículos no mercado interno começam a mostrar sinais de recuperação. Dados divulgados nesta terça-feira, 10, pela Anfavea indicam que a média de emplacamentos por dia útil está em 8,4 mil unidades neste início de maio, ante a média de 7.750 em abril. Ou seja, uma alta próxima de 8%.
No comparativo do mês passado com o anterior, quando a média diária estava em 6.991 veículos, também houve crescimento, nesse caso de quase 11%. “A média de maio é a melhor desde dezembro, quando ficou em 9,4 mil unidades”, comentou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, informando ainda que na média geral de 2021 o volume de licenciamento por dia útil foi similar ao restrado neste mes de maio.
Em termos absolutos, as vendas de veículos em abril, em torno de 147 mil unidades somando leves e pesados, foram bem próximas às de março. No acumulado do ano, contudo, o setor amarga queda de 21,4%, com apenas 553 mil emplacamentos. No mesmo período do ano passado esse número era de 703 mil.
LEIA MAIS
→No ano, 14 fábricas de veículos já pararam por falta de chips
→No ano, 14 fábricas de veículos já pararam por falta de chips
→Emplacamentos de caminhões perdem fôlego em abril
Márcio Leite admite que a alta da inflação e dos juros começa a afastar algums consumidores do mercado, mas diz que a oferta ainda está aquém da demanda no varejo e da necessidade de reposição de frota das locadoras. Ele lembra que a falta persistente de semicondutores, que já paralisou 14 fábricas este ano, impede uma retomada efetiva da produção.
Os estoques nas montadoras e nas redes de concessionárias equivalem ao dobro do registrado em alguns meses do segundo semestre do ano passado, mas ainda não estão nos níveis tradicionais do setor. O mês de abril foi encerrado com 128.9 veículos estocados, um pouco acima do volume de março (125,5 mil). Como na média diária houve crescimento ano comparativo mensal, nos dois casos os estoques equivalem a 26 dias de vendas.
Foto: Divulgação/Caoa Chery
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024