Mercado

Volvo VM 270 assume liderança das vendas de semipesados

Modelo rompe com a hegemonia de anos do VW Constellation 24.280 na categoria

O ranking de vendas caminhões mostra ao fim dos primeiros quatro meses do ano alteração rara de ser vista no segmento se comparada às disputas entre automóveis e comerciais leves. Em especial nos semipesados, o Volvo VM 270 assumiu a liderança da categoria e deixa traz o VW Constellation 24.280, o modelo do subsegmento até então mais vendido desde 2013.

A trajetória do caminhão da Volvo salta aos olhos. De acordo com os dados do Renavam, no ano passado, em um mercado que fechou com 33,5 mil emplacamentos de semipesados, o modelo da VWCO no topo das vendas obteve 12,5% de participação com 4,2 mil unidades vendidas, enquanto o VM 270, na vice-liderança, respondeu por 9,8% e 3,2 mil licenciamentos.

De janeiro a abril, no entanto, dos 10,3 mil semipesados emplacados, o modelo da fabricante de Curitiba (PR) participou com 13% ao contabilizar 1,3 mil unidades entregues. Já o rival, com 965 caminhões vendidos, garantiu o segundo lugar pelos 9,4% das vendas.

Pelos números absolutos nos quatro primeiros meses em comparação ao mesmo período do ano passado aponta que as vendas do Volvo cresceram mais de 100%. Os emplacamentos do Constellation também evoluíram, mas perto de 20%, insuficientes para preservar a histórica liderança.

O desempenho que o VM apresenta agora não se deu pelo acaso. Nos últimos anos a marca se debruçou em estratégias para gama apoiada em ciclo de investimento de R$ 1 bilhão de 2020 a 2022. Em maio do ano passado anunciou o início do segundo turno na fábrica de Curitiba, regime no qual a linha VM não operava desde 2015.

“Estamos adequando nossa produção à forte demanda dos clientes por esse modelo, que vem crescendo de forma consistente desde 2020”, resumiu na ocasião Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Por outra frente, reforçou a linha com novos produtos. Casos da versão City, para atender operações de distribuição urbana, e do Light Mixer, desenvolvido para atuar como betoneira. A gama, no entanto, é ampla, com opções que avançam até na categoria de pesados. No portfólio constam versões 4×2, 6×2, 6×4, 8×2 e 8×4 com motores de 270 cv e 330 cv associados a caixas de transmissão manual ou automatizada I-Shift.

LEIA MAIS

→Volvo retoma segundo turno na produção de caminhões VM

→Volvo amplia gama de semipesados com o VM City

→Volvo promove mais produtividade para canteiros de obra

→Volvo anuncia investimento de mais R$ 1,5 bi até 2025


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás