Indústria

VW produzirá picape e SUV elétricos nos Estados Unidos

Montadora constituirá nova empresa para fabricar modelos Scout a partir de 2026

A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira, 11, que produzirá uma picape e um  SUV off road, ambos elétricos, nos Estados Unidos a partir de 2026. Para isso, a montadora constituirá uma empresa totalmente nova, independente, que será responsável tanto pelo desenvolvimento dos veículos como pela produção.

A decisão de investir no segmento nos Estados Unidos foi confirmada nesta quarta-feira, 5,  pelo Conselho de Administração do Grupo Volkswagen.

“A empresa que vamos estabelecer este ano será uma unidade e marca separada dentro do Grupo Volkswagen a ser gerida de forma independente. Isso se alinha ao novo modelo de direção do grupo — pequenas unidades que atuam com agilidade e têm acesso às nossas plataformas de tecnologia para alavancar sinergias”,  explica Arno Antlitz, CFO Volkswagen AG.

A nova empresa será constituída ainda este ano, terá sede nos Estados Unidos e adotará a marca Scout, criada pela International Harvester e que detinha um 4×4 que rivalizava com o Ford Bronco nos anos 60. Há quatro décadas, porém, foi engavetada pela antiga proprietária Segundo a VW, os primeiros protótipos devem ser apresentados e serão desenvolvidos sobre um nova plataforma .

Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, entende que  os dois produtos e a eletrificação são uma oportunidade histórica para a Volkswagen finalmente se  tornar “um player relevante no mercado dos Estados Unidos”.

LEIA MAIS

→ Volkswagen investe US$ 250 milhões na Argentina

→ Toyota produzirá baterias automotivas nos Estados Unidos

A VW almeja deter 10% do mercado estadunidense, o dobro do que possui hoje com modelos da Volkswagen e da Audi. O sucesso nos segmentos R-SUV e picape é uma alavanca fundamental para aumentar a lucratividade nos EUA e alcançar essa participação, avalia a empresa.

A  Volkswagen não revelou ofocialmente projeções sobre investimentos ou volume de produção da nova marca.  Entretanto, o Wall Street Journal informou na terça-feira que a montadora esperava vender até 250 mil  veículos anuais só nos Estados Unidos.


Fotos: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás