As Empresas Randon em parceria com operadoras de transportes iniciam testes práticos com o semirreboque Hybrid R eletrificado. Desenvolvida pela Suspensys e pela Centro Tecnológico Randon (CTR), a carreta adota inovador recurso chamado e-Sys. Na prática, um eixo de tração auxiliar acionado por motor elétrico.
Ao longo de 30 dias, um semirreboque em versão frigorífico estará a serviço da Tombini & Cia e, uma segunda unidade graneleira, na frota do G10 Transportes. As composições atuarão em rotas do Sul e do Sudeste do País. O objetivo das equipes de engenharia e pesquisa é apurar informações do comportamento dos produtos em operações reais.
O e-Sys é um conceito pioneiro na indústria de implementos rodoviários, apresentado na Fenatran de 2019. A exemplo das soluções de veículos híbridos, o sistema recupera e armazena a energia gerada pela frenagem e desacelerações para, então, fornecer tração à composição veicular em momentos de necessidade, por exemplo, em aclives e ultrapassagens.
De acordo com dados preliminares da Randon, a depender da aplicação, do peso e do relevo da estrada, a economia de combustível pode chegar até 20%, bem como proporcionar menor desgaste de componentes e redução de emissões.
“Pela experiência vivenciada pelos nossos parceiros, consolidando os parâmetros necessários, poderemos disponibilizar ao mercado uma tecnologia inovadora, que contribui para eficiência da operação do transportador e colabora com os desafios do setor de transporte em reduzir as emissões de gases do efeito estufa”, resume Sérgio L. Carvalho, CEO das Empresas Randon.
A estimativa da companhia é que o semirreboque Hybrid R esteja pronto para ser oferecido ao mercado ainda no decorrer de 2022.
LEIA MAIS
→Randon incorpora motor elétrico no semirreboque
→Randon Ventures acelera startup de investimento e crédito
→Randon Tech compra divisão de automação da Auttom
Foto: Márcio Campos/Divulgação Randon