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Meritor avança em produção de eixo elétrico

Empresa já conta mais de 300 unidades do 14Xe produzidas para eletrificação de caminhões

Os avanços no processo de eletrificação no transporte de carga começam a mostrar alguma relevância nos volumes da indústria. A Meritor, por exemplo, acaba de contabilizar 300 unidades produzidas do 14Xe, o primeiro eixo elétrico da marca, disponível para as montadoras desde o fim do ano passado. Não só. Os eixos acumulam mais de 560 mil quilômetros rodados em veículos comerciais.

Desenvolvido pela unidade de negócios Blue Horizon e produzido nas instalações de Meritor em Asheville e Forest City, na Carolina do Norte, Estados Unidos, o 14Xe e destinado para caminhões médios e pesados em versões 4×2 ou 6×4 com capacidades de até 40 toneladas de peso bruto total (PBT). A linha dispõe de três faixas de potência com 150, 180 e 200 kW.

Baseada na carcaça do eixo convencional 14X, a versão elétrica preserva os locais de montagem do eixo e hardware para facilitar a integração do OEM. De acordo com a Meritor, o design modular permite intercambialidade de componentes-chaves, incluindo motores elétricos, transmissões, engrenagens, freios, pontas de roda e carcaças para adotar de acordo com as especificações do cliente.

“Adaptável aos requisitos de aplicação do cliente, oferece transporte de última geração e sem emissões”, reforça Tim Bowes, vice-presidente sênior e presidente de Eletrificação e Pós-venda Industrial da Meritor na América do Norte.

O 14Xe tem um motor elétrico central de duas velocidades, integrado ao eixo diferencial de tração, o que libera espaço para dispor a bateria, inversores e demais hardwares necessários aos veículos elétricos.

LEIA MAIS

→Meritor amplia fornecimento de eixo elétrico para a Paccar


Foto: Meritor/Divulgação

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Redação AutoIndústria

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