Empresa já conta mais de 300 unidades do 14Xe produzidas para eletrificação de caminhões
Os avanços no processo de eletrificação no transporte de carga começam a mostrar alguma relevância nos volumes da indústria. A Meritor, por exemplo, acaba de contabilizar 300 unidades produzidas do 14Xe, o primeiro eixo elétrico da marca, disponível para as montadoras desde o fim do ano passado. Não só. Os eixos acumulam mais de 560 mil quilômetros rodados em veículos comerciais.
Desenvolvido pela unidade de negócios Blue Horizon e produzido nas instalações de Meritor em Asheville e Forest City, na Carolina do Norte, Estados Unidos, o 14Xe e destinado para caminhões médios e pesados em versões 4×2 ou 6×4 com capacidades de até 40 toneladas de peso bruto total (PBT). A linha dispõe de três faixas de potência com 150, 180 e 200 kW.
Baseada na carcaça do eixo convencional 14X, a versão elétrica preserva os locais de montagem do eixo e hardware para facilitar a integração do OEM. De acordo com a Meritor, o design modular permite intercambialidade de componentes-chaves, incluindo motores elétricos, transmissões, engrenagens, freios, pontas de roda e carcaças para adotar de acordo com as especificações do cliente.
“Adaptável aos requisitos de aplicação do cliente, oferece transporte de última geração e sem emissões”, reforça Tim Bowes, vice-presidente sênior e presidente de Eletrificação e Pós-venda Industrial da Meritor na América do Norte.
O 14Xe tem um motor elétrico central de duas velocidades, integrado ao eixo diferencial de tração, o que libera espaço para dispor a bateria, inversores e demais hardwares necessários aos veículos elétricos.
LEIA MAIS
→Meritor amplia fornecimento de eixo elétrico para a Paccar
Foto: Meritor/Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País