Fábrica fornecerá o componente para os caminhões elétricos da marca
A Volvo Truck faz os ajustes finais para começar a produzir baterias em complexo industrial de Ghent, na Bélgica. Pelo cronograma, a produção em série começa no terceiro semestre deste ano. A unidade será responsável pelo fornecimento de baterias para os caminhões elétricos pesados da marca das linhas FH, FM e FMX.
Na linha de produção, células e módulos da Samsung SDI serão montados em baterias sob medida aos modelos. Cada componente tem capacidade de 90 kWh e cada modelo pode receber até seis baterias, a depender da necessidade e exigência da aplicação no transporte.
Com a fábrica, a companhia resolve etapa na complexidade da cadeia de suprimentos com menos dependências de terceiros. “Ao integrar o processo de montagem da bateria em nosso fluxo de produção podemos encurtar o tempo de entrega para nossos clientes e garantir baterias de alto desempenho, ao mesmo tempo em que aumentamos a circularidade”, resume Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
O investimento na fábrica se apresenta como mais um passo nas metas da Volvo de eletrificação, nas quais 50% das vendas globais de caminhões marca sejam elétricos até 2030, além de chegar em 2040 como uma empresa neutra em carbono.
Até o fim do ano, a Volvo concluirá uma programação de produção ao passar a dispor ao mercado transportador seis modelos de caminhões elétricos, gama capaz de atender desde as operações de distribuição urbana aos canteiros de obras.
“Iniciamos a produção em série de caminhões elétricos já em 2019 e estamos liderando o mercado tanto na Europa quanto na América do Norte. Com o rápido desenvolvimento de redes de recarga e melhorias na tecnologia de baterias, estou convencido de que veremos uma rápida transformação de toda a indústria de caminhões em um futuro muito próximo”, finaliza Roger Alm.
LEIA MAIS
→Volvo começa a aceitar pedidos de caminhões pesados elétricos
→Volvo lidera mercado de caminhões elétricos na Europa
Foto: Volvo Trucks/Divulgação
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa