Sem categoria

Camry retorna ao Brasil como quarto modelo híbrido da Toyota

Em versão única, sedã ganha mais equipamentos de segurança e custa R$ 331,8 mil

Écada vez mais raro fora das marcas premium, mas em uma ou outra oportunidade os admiradores brasileiros de sedãs são acarinhados com alguma novidade. Esta semana a Toyota retomou as vendas do Camry, após praticamente um ano fora do mercado.

O modelo, importado dos Estados Unidos, tem novidades significativas no desenho, agora bem mais esportivo, em tecnologias embarcadas e também sob o capô. A Toyota,porém, cobrará por isso. E bem! A única versão, a XLE, custa R$ 331,8 mil e não tem qualquer opcional.  

A nova linha abandonou o V6 a gasolina para adotar sistema híbrido que combina o motor a combustão 2.5L DOHC, de quatro cilindros, com três motores elétricos. Combinados, eles desenvolvem 211 cavalos de potência. O câmbio é do tipo CVT e são oferecidos quatro modos  de condução: Normal, Eco, EV (100% elétrico) e Sport.

Destaque da linha 2023 também é o primoramento do pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), que dispõe agora de Sistema de Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA) e atualizações no Sistema de Pré-colisão Frontal (PCS), com a detecção de pedestre à noite e ciclista, além da introdução da Assistência de Direção de Emergência (ESA).

Mas o sedã ainda oferece como recursos de segurança nove airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e alerta de ponto cego, dentre outros dispositivos.

O Camry tem acabamento interno esmerado, que combina bancos, volante e manopla de câmbio revestidos em couro. O painel, em material macio, agrega detalhes em madeira e cromados. O teto solar panorâmico tem abertura elétrica e o sistema de iluminação ambiente é em LED.

Com o Camry, a Toyota agora passa a dispor de uma dos maiores leques de híbridos do mercado brasileiro. São quatro modelos. Além do sedã e do RAV4, também importado, a montadora fabrica aqui o Corolla e Corolla Cross híbridos flex.

De janeiro a abril, a marca vendeu 2.638 unidades híbridas do Corolla, 20,5% do total de emplacamentos do modelo.  Do SUV Cross foram negociadas 5.240 híbridas, participação ainda mais significativa de 36,2% das vendas do SUV.

 

LEIA MAIS

→ Toyota encerrará produção de componentes em São Bernardo do Campo

→ Toyota investirá R$ 50 milhões em Indaiatuba

→ Toyota supera 20 milhões eletrificados vendidos em todo o mundo


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás