Mercado

Venda de automóveis na Europa recua 20% em abril

Com exceção de 2020 devido à pandemia, a Acea aponta como o pior mês da série histórica

Balanço das vendas de automóveis na Europa consolidado pela Acea, associação das fabricantes de veículos no continente, apresentou uma queda de 20% em abril. No mês passado, mercado que reúne os países da União Europeia, Reino Unido e o bloco da associação de livre comércio EFTA (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça) somou 830,4 mil carros ante 1,04 milhão de unidades registradas no mesmo período do ano passado.

De acordo com a Acea, a escassez de componentes na cadeia de suprimentos segue como o principal fator na trajetória de declínio das vendas, pois reduz a oferta de produtos no mercado. A entidade destaca que com exceção de 2020, ano da fase mais aguda da pandemia, o mês se mostrou como o mais fraco em termo de volume desde que começou a série histórica.

Com o resultado parcial de abril, o mercado de automóveis na Europa acumulou 3,86 milhões de unidades vendidas no primeiro quadrimestre, volume 13% inferior ao registrado um ano antes, de 4,12 milhões.

Os quatro maiores mercados chegam ao fim do período de janeiro a abril com baixas significativas. Na Alemanha, as vendas recuaram 9%, na França 18,6%, na Itália, 26,5% e na Espanha, 11,8%.

Hyundai ultrapassa a Renault

No ranking de vendas por fabricantes, se destaca o desempenho do Grupo Hyundai ao ultrapassar o Grupo Renault e assumir o terceiro lugar. Com as marcas Kia e Hyundai, a empresa coreana entregou 358,1 mil unidades de janeiro a abril, volume que representou alta de 19,2% e participação de 10% das vendas totais.

Já a companhia francesa, apurou vendas de 312,8 mil automóveis no primeiro quadrimestre, queda de 9,2% na comparação com o apurado no ano passado e fatia de 8,7% do mercado.

Na liderança, segue o Grupo Volkswagen e, no segundo lugar, a Stellantis. O primeiro vendeu nos primeiros quatros meses do ano 855,4 mil carros na Europa, uma baixa de 18,1%, mas que garantiu 23,9% de participação ao fim do período. A Stellantis, por sua vez, acumulou 679,6 mil automóveis negociados, volume 24,1% menor em relação há um ano e representatividade de 19% do mercado.

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Foto: Acea/Divulgação

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Redação AutoIndústria

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