Comercialmente, a empresa continuará usando o antigo nome
A Volkswagen Caminhões e Ônibus tem uma nova razão social no Brasil. A partir desta quarta-feira, 18, a montadora criada há 41 anos passar a ser conhecida oficialmente por Volkswagen Truck & Bus Indústria e Comércio de Veículos Ltda. Roberto Cortes, CEO da empresa, anunciou a mudança durante Capital Markets Day do Grupo Traton, realizado na Suécia.
Na presença de todo board do grupo e de investidores, alguns virtualmente, Cortes também anunciou que a operação mexicana adotou a nomenclatura Volkswagen Truck & Bus México S.A e que a montadora está ampliando sua presença em mais mercados nas regiões ocidental e norte da África, além de avaliar oportunidades no Oriente Médio.
Comercialmente, a empresa continuará usando a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus no Brasil e nos demais países de língua portuguesa. No México, seguirá com seu nome em espanhol: Volkswagen Camiones y Buses. Para eventos corporativos internacionais, além de alguns mercados de exportação, o nome adotado pela montadora será Volkswagen Truck & Bus.
“O anúncio dessas mudanças ocorre justamente quando buscamos ampliar nossa presença global como fornecedores de veículos comerciais e serviços. Em parceria com importadores, queremos aumentar nossas vendas nos mais de 30 países onde já atuamos, entrar em novos mercados como Togo, Benim, Burkina Faso, Sudão e Sudão do Sul, na África, e buscar oportunidades no Oriente Médio, como por exemplo na Jordânia. Além de ampliar o sucesso obtido em mercados como o filipino, na Ásia”, disse o executivo brasileiro.
A VWCO é líder do mercado brasileiro de caminhões em 2022. Com 10,8 mil unidades negociadas de janeiro a abril, deteve 30% das vendas do segmento. Em ônibus, aparece na terceira posição do ranking de marcas, com 1.064 unidades licenciadas e fatia de 18%.
LEIA MAIS
→ VWCO já testa o e-Delivery no México
→ Emplacamentos de caminhões perdem fôlego em abril
Foto: Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.