Com o novo insumo, empresa deixará de emitir 475 mil toneladas de CO2 por ano
AZF fechou acordo de fornecimento de longo prazo com a start-up suecacom objetivo de reduzir suas emissões de CO2 . De 2025 até 2032, a empresa escandinava aumentará sua produção para fornecer à ZF cerca 250 mil toneladas ao ano do chamado aço verde, 10% do que atualmente a ZF consome de aço em seus produtos.
A H2 Green Steel foi criada em 2021 para acelerar a descarbonização das indústrias pesadas com a adoção de novos processos e tecnologias. O aço que será consumido pela ZF — e que evitará que a empresa deixe de emitir 475 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera — é produzido por meio de processo totalmente integrado, com digitalização de ponta a ponta, eletricidade com fontes de energia renováveis e hidrogênio verde no lugar de carvão.
Na siderurgia tradicional, a redução do minério de ferro é feita aquecendo-o junto com o carvão, utilizando reação química que separa o oxigênio do ferro, o que resulta na formação e emissão de CO2. No processo adotado pela start-up, o hidrogênio verde reage com o minério de ferro de forma semelhante ao carbono, resultando na extração de oxigênio. No entanto, em vez de criar CO2, o principal subproduto é a água.
“Com a introdução de processos de produção com baixa emissão de CO2 e produtos sustentáveis, a indústria siderúrgica está passando por uma profunda transformação. Estamos apoiando essa transformação por meio de nosso relacionamento de fornecimento de longo prazo com a H2 Green Steel”, diz Daniele Pontarollo, Head de Gestão de Materiais do Grupo ZF, que seguirá em busca de mais fornecedores para aumentar a fatia do insumo verde.
LEIA MAIS
→ ZF adquire 6% de participação na StradVision
→ ZF anota crescimento de 17,5% nas vendas em 2021
Foto: Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.