CEOs das duas empresas assinaram memorando de entendimento na semana passada
A thyssenkrupp e o grupo industrial japonês NSK assinaram um memorando de entendimento para cooperação em prol de uma provável joint venture mundial, com foco no setor automotivo. O acordo inclui um alinhamento tecnológico e estratégico entre as áreas de produto do negócio automotivo da thyssenkrupp e o negócio de direção da NSK.
Martina Merz, CEO da thyssenkrupp, destaca que o objetivo é levar todos os negócios da empresa ao top 3 do mercado a partir de parcerias fortes em áreas nas quais a colaboração fizer sentido. “No negócio automotivo em particular, tamanho e economia de escala são fatores-chave para alcançar o sucesso nos mercados globais. Já estamos em uma posição excelente hoje no segmento automotivos, mas um acerto com a NSK Steering pode nos ajudar a fortalecer e expandir ainda mais essa posição”.
Segundo a executiva, a gama de produtos do segmento automotivo da thyssenkrupp foi realinhada nos últimos anos, em linha com as tendências tecnológicas de mobilidade elétrica, condução autônoma e sustentabilidade. Os investimentos foram feitos, principalmente, em tecnologias de chassis independentes de um determinado tipo de trem de força.
Saimon Nogami, vice-presidente executivo sênior da NSK Ltd., comenta que as duas empresas compartilham uma cultura semelhante voltada ao cliente e um compromisso com a excelência. “A joint venture prevista nos permitirá entregar produtos e serviços com mais valor do que nunca para nossos clientes em todo o mundo.”
Assim com acontece com a thyssenkrupp, o negócio de direção é também uma das áreas de produtos mais importantes da NSK no setor automotivo. A gama de produtos estende-se a partir de componentes mecânicos, tais como a colunas e eixos de direção até sistemas de direção assistida eletronicamente. As atividades globais da NSK Steering abrangem locais de produção na América do Norte, Europa e Ásia.
Com o memorando de entendimento assinado, ambas as empresas acordam uma fase de avaliação não vinculativa dos negócios relevantes sem quaisquer resultados preconcebidos. “Uma decisão sobre uma possível cooperação modelo deve ser adotada por ambos os lados até o final do ano”, revela comunicado conjunto.
Foto: Divulgação/thyssenkrupp
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.