Projeto 4.ZERO, baseado em modelo da linha FMX, visa levar mais segurança para operações de mineradoras e construções
Parceria entre a Andrade Gutierrez, a Volvo e a ACR desenvolveram um caminhão que possibilita tirar o motorista da cabine e ser conduzido por rádio controle. Batizado de 4.ZERO, o veículo foi pensado para garantir mais segurança em canteiros de obras e mineradoras, afinal, pode ser conduzido de uma distância de até dois quilômetros.
O projeto utilizou um Volvo FMX, linha de caminhões vocacionais da fabricante, com motor de 460 cv, câmbio automatizado I-Shift e configuração 6×4. Veículos controlados por frequência de rádio não são propriamente uma novidade. De acordo com as empresas, no entanto, 4.ZERO se diferencia pela precisão, tempo de resposta e segurança. Isso porque, a solução conecta a arquitetura eletrônica e a mecânica do veículo a uma rede.
Outra vantagem é que o caminhão sai de fábrica já adequado à tecnologia, o que preserva a originalidade de sistemas e componentes. Segundo Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo, o salto tecnológico da solução atende por VDS, sistema de direção da fabricante integrado ao veículo capaz de entregar mais precisão.
“Não é preciso instalar sensores ou atuadores paralelos. Motor, transmissão, freios, direção VDS, tudo é original, o que garante mais segurança e disponibilidade ao veículo”, afirma Valério.
Quando não tripulado, o caminhão recebe os comandos de um rádio controle da HBC Radiomatic, empresa alemã representada pela ACR. Pelo console, a partir de um centro de operação, o controlador acessa pelas pontas dos dedos todas as funcionalidades do veículo, como partida do motor, trocas de marcha e frenagem, além de informações do caminhão e alertas sonoros e luminosos. Ajudam ainda um conjunto de sete câmeras e microfone.
Nas operações da Andrade Gutierrez o caminhão irá atuar em atividades de maiores riscos, com descomissionamento de barreiras e escavações pesadas. A empresa ainda destaca que o 4.ZERO também permite alternância imediata de condução entre ter ou não um motorista na cabine. No modo não tripulado, no entanto, o equipamento só será operado em áreas confinadas, sem presença de pedestres.
“O uso desse caminhão em nossos serviços nos levará a melhores resultados em operações de transporte de materiais, diminuindo o risco e trazendo confiabilidade e segurança.”, destaca em nota João Martins, presidente da Andrade Gutierrez Engenharia.
LEIA MAIS
→Volvo VM 270 assume liderança das vendas de semipesados
→Volvo anuncia investimento de mais R$ 1,5 bi até 2025
→I-Shift, da Volvo, completa 20 anos
→Volvo inicia oferta dos novos caminhões da linha F
Foto: Andrade Gutierrez/Divulgação
Atualização no motor promete mais desempenho e agilidade para as operações urbanas
MDIC divulga ainda este mês as metas de ganho de eficiência energética até 2027, com…
No primeiro trimestre, empresa embarcou 255 mil veículos para dezernas de países
Na Europa, a espera chega a ser de 70 dias; em breve, freios acionados por…
No primeiro trimestre, picape já abre "um mês" de vantagem para o segundo colocado Polo