Parceria providenciará novo utilitário de porte grande para o mercado europeu, incluindo versão elétrica
A Stellantis e a Toyota Motor Europe ampliam o acordo existente em veículos comerciais leves para produção de um novo utilitário de grande porte, o que inclui versão 100% elétrica. O veículo, previsto para chegar em 2024, será montado nas fábricas da Stellantis de Gliwice, na Polônia, e Atessa, na Itália.
A primeira inciativa entre as fabricantes surgiu em 2012, celebrado com a PSA, o que resultou no Toyota Proace, montado em Hordain, na França. Posteriormente, em 2019, outro acordo deu fruto ao Proace City, encaminhado para a fábrica de Vigo, na Espanha. O novo acordo, portanto, providenciará uma linha completa de utilitários leves, com opções compacta, média e grande.
“A excelência operacional é, por definição, reconhecida na expansão deste acordo”, resume em nota Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Com este terceiro compromisso bem-sucedido, a Stellantis está demonstrando ainda mais sua experiência no segmento de veículos comerciais e no desenvolvimento de tecnologia de bateria elétrica destinada a atender a uma ampla gama de necessidades.”
De acordo com as fabricantes, além de a Toyota se beneficiar com o aumento de sua linha de comerciais leves na Europa, a parceria permite que ambas as empresas se beneficiem da redução de custos de desenvolvimento e produção.
“O novo veículo comercial leve representará uma contribuição fundamental para as metas de crescimento da Toyota para sua linha geral de comerciais, juntamente com a picape Hilux, Proace e Proace City, permitindo que a Toyota forneça soluções de mobilidade em todos os segmentos do mercado de utilitários leves”, finaliza Matt Harrison, presidente e CEO da Toyota Motor Europe.
LEIA MAIS
→Novo capítulo na parceria da PSA e Toyota na Europa
Foto: Stellantis/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.