Entre altas e baixas ao longo dos cinco primeiros meses, os emplacamentos chegam ao fim do período com crescimento de 3%
Ao somar pouco mais de 1,9 mil licenciamentos de novos ônibus, maio registrou o melhor mês de vendas do ano. O volume registrado representou altas de 25,3% em relação a abril, quando computou emplacamentos de 1,5 mil unidades, e de 2% no confronto com maio de 2022, de 1,8 mil modelos.
Com o desempenho de maio, o mercado transportador de passageiros absorveu nos cinco primeiros meses do ano 7,7 mil ônibus, volume 3,1% superior ao apurado no mesmo período de 2021, de 7,5 mil unidades.
O comportamento das vendas apresentado no ano mostra uma trajetória irregular, marcada por alta e baixa ao longo dos meses. O mercado começou 2022 em queda de 10%, com 1,3 ml unidades em janeiro, chegou a anotar crescimento acima de 50% entre fevereiro e março, para 1,7 mil ônibus e novamente recuar próximo a 15% em abril.
Em balanço de vendas apresentado na quinta-feira, 2, a Fenabrave lembra que o segmento foi o mais prejudicado com a pandemia e os licenciamentos ainda se mostram baixos em relação ao que registravam antes da crise sanitária.
“O volume ainda é pequeno e bastante dependente dos programas governamentais de transporte público, mas é importante que os emplacamentos estejam superiores aos registrados em 2021, ainda que de forma menos significativa”, pondera em nota José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
LEIA MAIS
→Produção de ônibus fecha o primeiro quadrimestre 4% maior
→Venda de ônibus registra avanço de 51% em março
Foto: Alessandro Vieira/ Volare/Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País