A Mercedes-Benz Trucks confirmou que em julho começará a produção em série, na fábrica de Wörth, Alemanha, do caminhão eEconic. O modelo, destinado a aplicações em serviços urbanos, é o segundo elétrico da montadora, que já oferece o eActros para transporte de distribuição pesada e que foi apresentado no ano passado.
Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks, reiterou que a oferta de um amplo leque de veículos movidos a bateria nos próximos anos. Um deles, o rodoviário de 40 toneladas para longos percursos Actros LongHaul, terá autonomia de cerca de 500 quilômetros com uma carga de bateria e deve entrar em produção seriada em 2024.
Os primeiros protótipos do Actros LongHaul começam a ser testados em estradas europeias ainda este ano. A montadora também encaminha o desenvolvimento de novas versões do eActros.
Para apresentar todas essas novidades, que integram o plano da marca de aumentar a participação de veículos novos livres de emissões locais de CO2 na Europa para mais de 50% até 2030 e 100% até 2039, a montadora iniciou esta semana demonstrações em Wörth para cerca de 1 mil potenciais clientes, que conhecerão aspectos centrais da mobilidade elétrica, desde infraestrutura e serviços até os próprios caminhões, alguns disponíveis para teste drive, como eActros 300.
Eles conhecerão os projetos da montadora em conjunto com parceiras, como a Siemens Smart Infrastructure, a Eengie e o Grupo EVBox, para recarga nas garagens das empresas clientes, além do plano de recarga pública para transportes de longo percurso e que envolve ainda os grupos Tratron e Volvo sob a supervisão da VDA, a Anfavea alemã.
As concorrentes assinaram compromisso para estabelecimento de uma joint venture que trabalhará no desenvolvimento e operação da recarga pública de alto desempenho e que atenderá também ônibus rodoviários elétricos na Europa, independente da marca dos veículos.
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