A ZF começa a tirar da tirar da prateleira avanços tecnológicos para veículos comerciais que certamente aumentarão o nível de eficiência e segurança no transporte rodoviário de carga e passageiros. A recente fusão com a Wabco, que originou uma nova divisão dedicada ao segmento, ampliou capacidades e ofertas da companhia.
“A integração permitiu trocas de experiências entre as bagagens de conhecimento técnico que carregam os times da engenharia”, observa Silvio Furtado, diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial da ZF América do Sul.
Um dos exemplos que estará disponível a partir do último trimestre do ano é o chamado iEBS, evolução do sistema eletrônico de frenagem, exclusivo para equipar semirreboques. A recurso incorpora mais inteligência para garantir mais estabilidade ao conjunto de cavalo-mecânico e carreta, além de entregar diversas outras funções.
A eletrônica embarcada promove capacidade para equilibrar a força de frenagem entre as rodas, corrigir desvios de rota, identificar irregularidades do trajeto, obter a localização da carreta, monitorar temperatura e pressão dos pneus, bem como otimizar a distribuição do peso por eixo. “O produto estará disponível também não só como original de fábrica, mas para retrofit em carretas já em uso”, lembra Furtado.
Baseada em estratégia por linha de produtos globais, a Traxon, uma das mais modernas transmissões da ZF, produzida no Brasil desde 2020, ganhará nos próximos meses oferta com o Intarder integrado. A empresa estima que a demanda pela solução será impulsionada com o avanço na legislação ambiental do Proconve a partir de janeiro de 2023.
Integrado com retardador de velocidade atuando na transmissão, segundo a empresa, permite reduzir em até 90% do uso do freio de serviço do veículo. Impacto que se traduz em mais segurança, menores custos de manutenção e economia de combustível.
O componente, ainda importado, começa a ser incorporado à caixa a parir de julho na produção da unidade de Sorocaba (SP). “Já temos programação de fornecimento da solução para uma montadora instalada no País e poderá ser vista na Fenatran”, adianta Furtado.
A Traxon ainda tem promovido quebras de paradigmas, como observou Furtado. A caixa de 12 velocidade surgirá em chassi em um chassi de ônibus rodoviário. “Será a primeira aplicação em ônibus no mundo”, resume sem dar maiores pistas.
Ainda no campo de transmissão, a empresa ainda este ano deve homologar para fornecimento e produção em série no País da ZF PowerLine, caixa automática de oito velocidades derivada de automóveis, mas com novo desenvolvimento para caminhões, ônibus e picapes.
Pelas contas da empresa, a caixa pode promover economia de até 10% no consumo de combustível. Furtado conta que a caixa se encontra em testes no País e, também na Fenatran, dois clientes apresentarão a novidade.
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Fotos: ZF/Divulgação
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