Trabalho

Em ascensão, Iveco contrata 250 trabalhadores temporários

Empresa não parou produção em Sete Lagoas dede o início da pandemia

A fábrica da Iveco de Sete Lagoas, MG, ganhou o reforço de mais 250 trabalhadores temporários. A montadora, que comemora crescimento de 62% nas vendas no período de janeiro a maio de 2022, segundo levantamento da  Anfavea, já tinha acumulado a contratação de outros 1 mil funcionários entre o fim de 2020 e começo de 2021, no auge da pandemia da covid-19 no Brasil,

“Estamos crescendo em um cenário bastante desafiador. Isso é fruto de uma estratégia robusta que envolve o aprimoramento do portfólio de produtos e de serviços, novas tecnologias e expansão da rede de atendimento”, diz Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, que lembra ainda que a montadora de caminhões õnibus  não enfrentou qualquer paralisação em suas linhas de montagem brasileiras desde o começo da pandemia, no primeiro trimestre de 2020.

Esse quadro de crescimento nos emplacamentos e ampliação da mão de obra chama atenção, quando se sabe que o mercado interno. de veículos comerciais apresenta ligeiro decréscimo no ano. A Fenabrave aponta recuo de 0,4% na comparação com os primeiros cinco meses de 2021: de 54,5 mil caminhões e ônibus para 54,2 mil.

Se o mercado interno de automóveis e comerciais leves encolheu quase 23% no primeiro quadrimestre, o segmento de caminhões somou 36,1 mil veículos emplacados, número que representou avanço discretíssimo de 1,6% com relação a igual período do ano passado. Mas uma marca, porém, tem muito mais a comemorar: a Iveco.

A Iveco já aparece como a quarta marca mais vendida de caminhões no País, com 9,6% de participação e quase 4,5 mil unidades negociadas. De janeiro a maio do ano passado, deteve 5,9% ao vender quase 2,8 mil.

Esse curva ascendente, entretanto, vem sendo traçada gradualmente há um bom tempo, na verdade. No ano passado, a empresa registrou crescimento de 70% na comparação com o ano anterior, maior índice de evolução dentre as principais marcas. Em 2020, quando o mercado, na média, encolheu 12% sobre 2019, a marca comemorou 30% de crescimento na mesma comparação.

“Esse resultado é fruto de um planejamento estratégico de longo prazo, muito estruturado, e de mudança completa de postura da marca agora como parte integrante do Iveco Group”, disse Querichelli.

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→ Iveco quer vender 30 mil caminhões e ônibus na América do Sul em 2022


Foto: Divulgação

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Redação AutoIndústria

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