Joint venture com fornecedora chinesa terá capacidade para 300 mil peças anuais na França
O Grupo Renault e o grupo chinês Minth pretendem estabelecer joint venture para produzir invólucros para baterias. A futura empresa terá sede na França e linha de montagem abrigada na fábrica de Ruitz, no complexo industrial conhecido como Renault ElectriCity.
A carcaça de alumínio das baterias é um componente estratégico para a segurança dos veículos elétricos, enfatiza a Renault. A joint venture instalará duas novas linhas de produção em Ruitz já em 2023. Com capacidade produtiva para 300 mil peças ao ano até 2025, fornecerá para as plantas da ElectriCity Douai e Maubeuge.
Nesse mesmo intevalo de tempo, a Renault pretende que o conglomerado industrial localizado no Norte da França esteja produzindo 480 mil veículos anualmente.
“Esta nova parceria com o Minth Group permite que o Grupo Renault se posicione como um player líder em toda a cadeia de valor dos veículos elétricos e estáalinhada com a estratégia de criarmos o melhor ecossistema o mais próximo possível de nossos locais de produção”, afirma Jose-Vicente de los Mozos, EVP Industr da montadora francesa.
O estabelecimento da joint venture está sujeito ainda às análises de autoridades econômicas além dos órgãos representativos dos trabalhadores, processos que deverão estar concluídos até o início do ano que vem.
LEIA MAIS
→ Fabrice Cambolive comandará marca Renault em todo o mundo
Foto: Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.