Os investimentos da Stellantis em duas das suas instalações globais de testes – o Centro de Segurança de Orbassano, perto de Turim, Itália, e o Túnel de Vento em Auburn Hills, Michigan, Estados Unidos – somaram 33 bilhões de euros, conforme comunicado divulgado nesta segunda-feira, 20.
O objetivo, segundo a empresa, é reforçar a sua estratégia de longo prazo de oferecer veículos elétricos (EV) com o melhor desempenho da categoria, dominar o mais elevado nível de tecnologia de condução autônoma e assegurar tecnologia segura e confiável para seus clientes. Os investimentos, que abrangem bens de capital e P&D, vão ao encontro do plano estratégico Dare Forward 2030, que visa reduzir em 50% os níveis das emissões de carbono de 2021 até 2030 e atingir neutralização total das emissões até 2038.
Dentre as inovações implementadas mais recentemente, teve a integração total do Centro de Segurança de Orbassano aos processos de engenharia digital, de forma a receber quatros pistas de testes com quatro pontos de impacto. O complexo agora tem capacidade para realizar testes completos de carros elétricos a bateria (BEV) e de tecnologias de condução autônoma para veículos de passageiros, caminhões e veículos comerciais leves.
Em paralelo, o Túnel de Vento em Auburn Hills foi ampliado com a adição da tecnologia de placas de solo dinâmicas, simulando viagens em estrada e fornecendo medições aerodinâmicas mais precisas dos veículos. A redução da resistência ao vento beneficia a autonomia de condução dos BEV’s.
“Nossos centros tecnológicos de classe mundial fazem hoje o trabalho que tornará os veículos da Stellantis de amanhã líderes na indústria em termos de capacidade, desempenho e segurança”, comentou Harald Wester, chefe de engenharia da Stellantis. “A nossa comunidade de engenharia é alimentada por talento, diversidade e alcance global, e estamos trabalhando intensamente com as outras funções globais, como os nossos parceiros da Monozokuri, para acelerar a nossa transformação tecnológica. Isso nos dá uma visão abrangente das mudanças e nos permite considerar e aperfeiçoar uma lista completa de soluções de mobilidade que nos colocará na ponta para inovar e melhorar.”
Foto: Divulgação/Stellantis