Terceira geração do dispositivo permite que motoristas tirem as mãos do volante e os olhos da estrada com segurança
Veículos de automação de nível 3, aquela que permite aos motoristas tirarem as mãos do volante e os olhos das estradas com segurança, estão sendo desenvolvidos globalmente pela Stellantis para lançamentos de várias de suas marcas a partir de 2024. Para isso, a empresa já escolheu a Valeo como fornecedora da tecnologia LiDAR, indispensável para veículos semiautônomos.
O Scala 3 LiDAR da Valeo já está na terceira geração e é capaz de captar qualquer obstáculo à frente do veículo mesmo muito à frente, até fora do alcance do olho humano, como um pequeno objeto a 150 metros e não identificável também por câmeras ou radares devido à refletividade muito baixa.
Para detectar o obstáculo, a tecnologia cria imagem 3D do entorno do veículo usando nuvem de pontos — e, segundo a Valeo, “com resolução ainda inigualável para um sistema automotivo” — e mapeia a topologia do solo e marcações de estradas. Um software integrado baseado em algoritmos de inteligência artificial orienta a trajetória do veículo, antecipando as áreas livres de obstáculos na estrada mais à frente. O Scala LiDAR também pode se autodiagnosticar e acionar um sistema de limpeza quando seu campo de visão estiver obstruído.
Marc Vrecko, presidente do Grupo de Negócios para Conforto e Sistemas de Assistência à Condução da Valeo, entende que a tecnologia da empresa estabelece “um novo capítulo em sistemas de assistência à condução”:
“A automação de veículos de nível 3 só pode ser alcançada com a tecnologia LiDAR. Sem ela, alguns objetos não podem ser detectados. No entanto, neste nível de autonomia, a capacidade de percepção do sistema deve ser extremamente precisa e o nosso produto oferece resolução quase 50 vezes maior do que o dispositivo de segunda geração”.
Segundo a Valeo, de cada três automóveis vendidos no mundo, um conta com suas tecnologias de assistência ao motorista (ADAS). A empresa também comemora o fato de ser ainda a única a produzir um scanner automotivo LiDAR em escala industrial e já acumula mais de 170 mil unidades fabricadas.
LEIA MAIS
→ Em prol do carro autônomo, Cruise e GM se unem à Microsoft
→ Mercedes-Benz lança sistema autônomo nível 3 como opcional
Foto: Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027