Tecnologia

Sistema LiDAR da Valeo equipará modelos da Stellantis

Terceira geração do dispositivo permite que motoristas tirem as mãos do volante e os olhos da estrada com segurança

Veículos de automação de nível 3, aquela que permite aos motoristas tirarem as mãos do volante e os olhos das estradas com segurança, estão sendo desenvolvidos globalmente pela Stellantis para lançamentos de várias de suas marcas a partir de 2024. Para isso, a empresa já escolheu a Valeo como fornecedora da tecnologia LiDAR, indispensável para veículos semiautônomos.

O Scala 3 LiDAR da Valeo já está na terceira geração e é capaz de captar qualquer obstáculo à frente do veículo mesmo muito à frente, até fora do alcance do olho humano, como um pequeno objeto a 150 metros e não identificável também por câmeras ou radares devido à refletividade muito baixa.

Para detectar o obstáculo, a tecnologia cria imagem 3D do entorno do veículo usando nuvem de pontos — e, segundo a Valeo, “com resolução ainda inigualável para um sistema automotivo” — e mapeia a topologia do solo e marcações de estradas. Um software integrado baseado em algoritmos de inteligência artificial orienta a trajetória do veículo, antecipando as áreas livres de obstáculos na estrada mais à frente. O Scala LiDAR também pode se autodiagnosticar e acionar um sistema de limpeza quando seu campo de visão estiver obstruído.

Marc Vrecko, presidente do Grupo de Negócios para Conforto e Sistemas de Assistência à Condução da Valeo, entende que a tecnologia da empresa estabelece “um novo capítulo em sistemas de assistência à condução”:

“A automação de veículos de nível 3 só pode ser alcançada com a tecnologia LiDAR. Sem ela, alguns objetos não podem ser detectados. No entanto, neste nível de autonomia, a capacidade de percepção do sistema deve ser extremamente precisa e o nosso produto oferece resolução quase 50 vezes maior do que o dispositivo de segunda geração”.

Segundo a Valeo, de cada três automóveis vendidos no mundo, um conta com suas tecnologias de assistência ao motorista (ADAS). A empresa também comemora o fato de ser ainda a única a produzir um scanner automotivo LiDAR em escala industrial e já acumula mais de 170 mil unidades fabricadas.

LEIA MAIS

→ Em prol do carro autônomo, Cruise e GM se unem à Microsoft

→ Mercedes-Benz lança sistema autônomo nível 3 como opcional


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás