Fabricante espera ter a tecnologia pronta para o mercado até o fim desta década
A Volvo Trucks anuncia que já iniciou testes com caminhão elétrico movido a hidrogênio na Europa. O desenvolvimento é mais uma etapa da fabricante no processo de descarbonização do transporte em conjunto com a gama de modelos a bateria já oferecidos aos transportadores da Europa e Estados Unidos. A empresa estima que o veículo com célula de combustível seja mais uma opção ao mercado até o fim desta década.
A engenharia sueca trabalha para oferecer um caminhão que entregue autonomia de 1 mil quilômetros, semelhante a modelos convencionais a diesel, e reabastecimento inferior a 15 minutos. Segundo informações preliminares da companhia, o veículo de teste tem duas células de combustível com capacidade para gerar 300 kW a bordo.
“Estamos desenvolvendo essa tecnologia há anos e é ótimo ver os primeiros veículos chegando com sucesso à pista de testes. A combinação de caminhões elétricos a bateria e caminhões elétricos a célula de combustível permitirá que nossos clientes eliminem completamente as emissões de CO2 de seus caminhões, independentemente do tipo de operação de transporte,” resume em nota Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Segundo a indústria, a célula de combustível se apresenta como a mais adequada para acionar veículos pesados e em aplicações de longas distâncias. A tecnologia gera sua própria eletricidade a bordo, sem necessidade de fontes externas, e apenas vapor de água vai para a atmosfera.
A Volvo terá fornecedor cativo das células de combustível. A Cellcentric, joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck, construirá uma das maiores fábricas da Europa para produção em série, especialmente para caminhões e ônibus.
LEIA MAIS
→Daimler e Volvo anunciam planos da cellcentric, joint venture para células de combustível
→Células de combustível: Daimler e Volvo concluem joint-venture.
→Daimler apresenta caminhão movido a hidrogênio
Foto: Volvo Trucks/Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País