Mercado

Fiat lidera novamente em junho e consolida vantagem em 2022

Marca da Stellantis vendeu 34,9 mil veículos no mês passado contra 25 mil da segunda colocada Volkswagen

A Fiat acumulou quase 34,9 mil automóveis e comerciais leves negociados no Brasil em junho e, mais uma vez, liderou com folga o ranking de marcas, com 21% de participação. A segunda colocada, Volkswagen, teve 25 mil licenciamentos, equivalentes a 15% das vendas, seguida pela Chevrolet, 19,1 mil unidades e 11,5%.

Com pouco mais de 16,6 mil veículos, a Hyundai apareceu na quarta colocação, posição que conquistou ao superar a Toyota por apenas 187 licenciamentos. A marca japonesa encerrou com fatia de 9,9% contra exatos 10% da coreana. Já a Jeep registrou 11,6 mil emplacamentos, 7% de participação, e foi a quinta colocada, seguida muito de perto pela Renault, com 11,1 mil unidades vendidas e 6,7%.

No ranking das dez marcas mais licenciadas estão ainda a Nissan (3,3%), com 5,5 mil veículos e que por pouco não perdeu a 8ª colocação para a ascendente Peugeot (3%), que superou 5 mil emplacamentos. Com 4 mil veículos, a Honda foi a 10ª colocada, mas também por muito pouco, já que a Citroën vendeu apenas 47 veículos a menos e, na prática, repetiu a fatia de 2,4% da concorrente.

No acumulado do primeiro semestre, a expressiva vantagem da Fiat se repete, está cada vez mais consolidada e credencia a marca para encerrar mais um ano na dianteira do mercado. Contra 115,9 mil licenciamentos da Chevrolet, a segunda colocada com 13,5%, a marca pertencente à Stellantis somou 187,2 mil, 21,9%. Ou seja: a diferença já equivale a mais de três meses de vendas da concorrente.

A disputa pelo terceiro posto é bem mais equilibrada. Com os primeiros seis meses do ano marcados por muitas paralisações em suas linhas de montagem, a Volkswagen negociou somente 97,4 mil veículos e corre o risco de, pela primeira vez em décadas, não aparecer entre as três primeiras. Tem fatia de 11,4%  e está à frente da Toyota (90,6 mil) e Hyundai (90,4%) por menos de um ponto porcentual.

“PASSEIO” DA STELLANTIS

Consideradas suas cinco marcas vendidas no Brasil  — Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM —, a Stellantis segue “passeando” como a montadora mais bem-sucedida em número de vendas. Colocou nas ruas nada menos do que 288 mil automóveis e comerciais leves de janeiro a junho, 33,7% do total de 855,6 mil veículos negociados no mercado brasileiro.

No mesmo período de 2021, as mesmas cinco marcas somadas obtiveram 31,6% de participação, com cerca de 319 mil veículos. A queda da ordem de 10%, entrentato, está muito aquém da média do mercado, que girou em torno de 15%.

Além da liderança inconteste da Fiat, que tem ainda o veículo mais vendido do País, a picape Strada, o grande destaque da quarta maior montadora global, criada em janeiro do ano passado, tem sido a recuperação das marcas francesas. Em especial a Peugeot, que quase dobrou suas vendas no primeiro semestre e saltou de 1,2% para 2,5% na comparação com igual período de 2022.

Mesmo sem um novo modelo nas concessionárias e apenas com os mais que conhecidos C4 Cactus e o utilitário Jumpy, a Citroën também comemora avanço importante num mercado em queda: vendeu quase 12,3 mil unidades, perto de 35% de crescimento. Com o lançamento do novo C3 nacional nas próximas semanas, a marca deve melhorar ainda mais esse desempenho comercial, que já assegurou fatia de 1,4% no acumulado até junho, contra 0,9% nos primeiros seis meses de 2021.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás