Com 9,8 mil unidades vendidas, a Strada manteve-se na ponta do mercado brasileiro em junho, posição que ocupou pelo sexto mês consecutivo. O resultado, o melhor mensal de 2022, representa aumento de quase 2 mil emplacamentos na vantagem que a picape Fiat tem para o segundo modelo mais vendido ao longo do ano.
Encerrado o primeiro semestre, o HB20 acumula 42,8 mil unidades ante 51 mil da Strada, que caminha para seu segundo ano consecutivo como o veículo mais vendido do País. No mês passado, o hatch da Hyundai perdeu fôlego na briga ao alcançar somente a terceira colocação, com 7,9 mil licenciamentos.
Foi superado pelo veteraníssimo Volkswagen Gol, que, mesmo com seu fim de produção previsto para este ano ainda, teve 9,4 mil licenciamentos no período. O resultado, além de quase permitir que o modelo roubasse a ponta da Strada, representou quase o triplo de sua melhor marca mensal em 2022, de 3,4 mil em janeiro.
Mas mais do que uma eventual elevação da demanda pelo modelo fabricado desde a década de 80, o salto indica que a Volkswagen tenta compensar o atraso nas entregas derivado da falta de produção em meses anteriores. Em março e abril, por exemplo, foram emplacadas somente 1.193 e 837 unidades do Gol, respectivamente. Já em maio, os licenciamentos esbarraram nos 7 mil veículos.
Além da líder Strada, a Fiat emplacou outros dois modelos no ranking dos dez mais vendidos em junho: o Cronos (6 mil unidades na 6ª posição e o SUV Pulse, que apareceu no 10º lugar com 4,8 mil emplacamentos, depois do Renault Kwid (5 mil).
LEIA MAIS
→ Fiat lidera novamente em junho e consolida vantagem em 2022
O quarto veículo mais vendido no mês passado leva o símbolo da Volkswagen. O T-Cross somou 6,3 mil unidades e segue firme na ponta do segmento de SUVs depois dos seis primeiros meses. Outro utilitário esportivo, o Jeep Compass, ficou imediatamente atrás, com 6,1 mil unidades vendidas.
O exército de SUVs oferecido no mercado brasilero teve cinco representantes entre os dez primeiros modelos. Além do T-Cross, Compass e Pulser, apareceram o Hyundai Creta (5,9 mil) na 7ª colocação e Chevrolet Tracker (5,3 mil) na 8ª. Não mutio diferente do que se viu depois dos seis primeiros meses do ano, quando T-Cross, Creta, Compass e Tracker, nesta ordem, comupseram a lista.
Foto: Divulgação
- Consórcios caminham para recorde de cotas vendidas - 16 de dezembro de 2024
- Após três décadas, Corolla perde a hegemonia de Toyota mais vendido no Brasil - 16 de dezembro de 2024
- Segundo semestre “salva” as exportações de veículos - 12 de dezembro de 2024