Segunda geração do SUV terá quatro versões e muitos itens de série
Com o fim de produção do Fit, Civic, WR-V e HR-V nacionais no encerramento do ano passado, a Honda naturalmente sabia que somente a oferta da nova geração do City fabricada aqui não sustentaria sua participação de mercado. Encerrado o primeiro semestre de 2022, os 26 mil emplacamentos que obteve representaram somente 3% do mercado, metade do que a marca tinha há quatro anos apenas.
E a fatia só não foi menor porque as concessionárias ainda dispunham de várias unidades desses aposentados modelos, sobretudo no primeiro quadrimestre. No mês passado, já sem esses produtos em estoques, a Honda somou apenas 4 mil emplacamentos, 2,4% do mercado e volume que a deixou na modesta 10ª posição no ranking das marcas mais negociadas.
Mas tanto montadora quanto seus revendedores têm esperança de que no segundo semestre o quadro será bem menos crítico para marca. Afinal, além da chegada do Civic importado no último trimestre do ano, já partir de agosto a nova geração do HR-V começa a ser vendida em todo o País.
Produzido em Itirapina, SP, o SUV, agora batizado de New HR-V, terá quatro versões com câmbio CVT e preços, ainda não oficialmente divulgados, entre R$ 150 mil e R$ 190 mil. As mais baratas, EX Honda Senssing e EXL Honda Sensisng equipadas com motor 1.5 flex e as duas superiores, Advance e Touring, com início de vendas previsto para outubro, com o inédito 1.5 turbo flex.
Atributos importantes e que poderão atrair consumidores de concorrentes imediatos: todas dispõem de série do sistema de auxílio à condução Honda Sensing, faróis full LED e muitos itens de conforto e segurança, além do myHonda Connect, plataforma de conectividade da marca que será ofertada para as duas versões mais caras.
Há sofisticações como abertura do porta-malas sem o uso das mãos, disponível na versão Touring, mas o pacote Honda Sensing, é o grande destaque da linha. Ele inclui tecnologias de segurança e assistência ao motorista baseadas em imagens captadas por câmera de longo alcance e engloba controle de cruzeiro adaptativo, frenagem para mitigação de colisão, assistência de permanência em faixa, sistema para mitigação de evasão de pista e comutação noturna automática dos fachos dos faróis.
Com essas caraterísticas técnicas e faixas de preço, a Honda nutre a expectativa também de retornar a seus melhores dias no segmento de utilitários esportivos, o maior do mercado interno, com quase 50% dos emplacamentos de automóveis de passeio. Em 2016, com 55,8 mil emplamentos, o HR-V liderou entre os SUV, com 18,5%, ano em que a marca deteve 6,2% das vendas de automóveis.
No ano passado, contudo, o SUV já acusava o peso da idade e o avanço da ocncorrência, tanto que apareceu só como 0 6º modelo mais vendido e com menos de 6% das vendas do segmento.
De janeiro a junho deste ano, o HR-V tem pouco mais de 3 mil unidades vendidas, praticamente um décimo dos licenciamentos do líder Volkswagen T-Cross ( 32,9 mil), do segundo colocado Jeep Compass (31 mil) e do terceiro Hyundai Creta (29,2 mil).
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Foto: Divulgação
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