Mercado

Importados vendem 37% a menos no primeiro semestre

Marcas associadas à Abeifa negociaram menos de 8,3 mil unidades de janeiro a junho

As dificuldades enfrentadas pelas montadoras instaladas no Brasil afetam de forma ainda mais intensa as marcas filiadas à Abeifa, Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, que seguem registrando recuo de vendas ainda mais fortes.

No acumulado do primeiro semestre, as associadas da entidade negociaram 28,6 mil unidades nacionais e importadas, 17,2% aquém dos seis primeiros meses de 2021. No caso dos modelos trazidos de outros países, o quadro é bem pior, com recuo de 37,3%, para 8.265 veículos.

Em junho, foram licenciadas tímidas 4,3 mil unidades, uma forte queda de 27,6% diante do resultado obtido em igual mês do ano passado, quando quase 7 mil veículos das onze marcas associadas chegaram às ruas.

A comparação entre as vendas exclusivas de modelos importados expõe um desempenho ainda mais dramático. Somente 1.230 licenciamentos foram registrados no mês passado, redução de 53,6% ante junho de 2021.

“A demanda de mercado continua aquecida, mas, infelizmente, a oferta de produtos importados esbarra na falta de componentes automotivos, o que provoca desabastecimento. Também observamos diversas atualizações de portfólio e aceleração no crescimento da eletrificação veicular, demandando algum tempo de adaptação do mercado”, justifica João Henrique de Oliveira, presidente da Abeifa.

Em junho, considerados veículos nacionais e importados, a participação das associadas à Abeifa foi de 2,6% do mercado total de automóveis e comerciais leves. Se observados veículos importados, o índice cai para 0,7%. Nada muito diferente do que se verifica depois dos seis primeiros meses de 2022: 3,35% no total ou 1% só dos importados.

LEIA MAIS

→ Fenabrave revê meta de expansão e aposta em empate no ano


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Anfavea sobre eletrificados chineses: “Discussão está quente”.

Lima Leite diz que entidade externou a urgência junto a Lula e ministros: "Esperamos uma…

% dias atrás

Em fevereiro, a maior produção de veículos em seis anos

No bimestre, foram 392,9 mil unidades, com alta de 14,8% sobre 2024. Só neste ano…

% dias atrás

Produção de caminhões fecha o bimestre em alta de 10,5%

Apesar do resultado positivo, Anfavea acende sinais de alerta devido ao aumento nos custos do…

% dias atrás

Puxadas pela Argentina, exportações têm em fevereiro melhor mês desde 2018

Embarques no primeiro bimestre cresceram 55%

% dias atrás

Stellantis e Iveco fecham parceria em negócio de vans elétricas

Projeto envolver fornecimento de dois modelos com início das vendas previsto para meados de 2026

% dias atrás

Segmento de ônibus confirma momento positivo

No primeiro bimestre, enquanto a produção cresceu 11%, as vendas avançaram 47%

% dias atrás