Mercado

Importados vendem 37% a menos no primeiro semestre

Marcas associadas à Abeifa negociaram menos de 8,3 mil unidades de janeiro a junho

As dificuldades enfrentadas pelas montadoras instaladas no Brasil afetam de forma ainda mais intensa as marcas filiadas à Abeifa, Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, que seguem registrando recuo de vendas ainda mais fortes.

No acumulado do primeiro semestre, as associadas da entidade negociaram 28,6 mil unidades nacionais e importadas, 17,2% aquém dos seis primeiros meses de 2021. No caso dos modelos trazidos de outros países, o quadro é bem pior, com recuo de 37,3%, para 8.265 veículos.

Em junho, foram licenciadas tímidas 4,3 mil unidades, uma forte queda de 27,6% diante do resultado obtido em igual mês do ano passado, quando quase 7 mil veículos das onze marcas associadas chegaram às ruas.

A comparação entre as vendas exclusivas de modelos importados expõe um desempenho ainda mais dramático. Somente 1.230 licenciamentos foram registrados no mês passado, redução de 53,6% ante junho de 2021.

“A demanda de mercado continua aquecida, mas, infelizmente, a oferta de produtos importados esbarra na falta de componentes automotivos, o que provoca desabastecimento. Também observamos diversas atualizações de portfólio e aceleração no crescimento da eletrificação veicular, demandando algum tempo de adaptação do mercado”, justifica João Henrique de Oliveira, presidente da Abeifa.

Em junho, considerados veículos nacionais e importados, a participação das associadas à Abeifa foi de 2,6% do mercado total de automóveis e comerciais leves. Se observados veículos importados, o índice cai para 0,7%. Nada muito diferente do que se verifica depois dos seis primeiros meses de 2022: 3,35% no total ou 1% só dos importados.

LEIA MAIS

→ Fenabrave revê meta de expansão e aposta em empate no ano


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

GM aproveita conhecimento para oferecer serviços de ferramentaria

Negócio coloca foco em empresas de médio e grande porte do setor metalmecânico

% dias atrás

ABVE é apoiadora oficial da Eletrocar 2025

Feira dedicada à mobilidade elétrica acontece em junho em São Paulo

% dias atrás

Carnaval reduz venda de veículos na 1ª quinzena de março

No acumulado do ano, até o ultimo dia 15, houve pequeno crescimento de 2,9%, com…

% dias atrás

Eletrificados: Nissan investe em capacitação profissional.

Projeto visa gerar empregos e inclusão social de jovens da região sul-fluminense

% dias atrás

BYD já vende plataforma elétrica capaz de receber energia para 400 km em 5 minutos

Tecnologia de 1 Megawat chegará às ruas em abril

% dias atrás

BMW Group reconhece fornecedores

Supplier Day 2025 premia iniciativas de ESG e inovação

% dias atrás