Empresa

Grupo Renault vende 12% menos no primeiro semestre

Considerada somente a marca Renault, Brasil foi o segundo maior mercado

O Brasil foi o segundo maior mercado da marca Renault em todo o mundo no primeiro semestre. Com 53,2 mil automóveis e comerciais leves negociados, foi superado apenas pela França, que somou 175 mil veículos. As vendas mundiais da marca francesa atingiram 716,7 mil unidades, queda de 16,5%.

Após os seis primeiros meses de 2022, a Alemanha caiu para a 4ª posição, com 47,7 mil  unidades, atrás da Turquia, onde foram vendidos 49,3 mil veículos. A ascensão do Brasil no ranking da marca, mesmo com queda da ordem de 24% na comparação com igual período do ano passado, decorre em boa parte do fim das atividades da montadora e da marca na Rússia, motivada pela guerra com a Ucrânia.

Já o Grupo Renault, que congrega ainda os números da Renault Korea, Dacia, Alpine e Jinbei Huasong, superou 1 milhão de automóveis e comerciais leves no período. Novamente, o desempenho foi negativo: 12,0% aquém na comparação anual, já excluindo os negócios russos. Neste caso, o Brasil foi o quinto maior mercado, atrás da França, Itália, Alemanha e Turquia.

Ao longo de todo o ano passado, o conglomerado negociou cerca de 2,7 milhões de veículos,  uma retração de 4,5% sobre o resultado de 2020. A nova queda em 2022 não chega a ser uma surpresa em meio à crise global de semicondutores e, principalmente, pela atual política mundial do grupo orientada para produção e venda de produtos de maior rentabilidade, ianda que com sacrifício dos volumes.

A própria marca Renault já tem forte crescimento no mercado eletrificado: a gama E-Tech (veículos elétricos e motorizações híbridas) representou 36% das vendas de automóveis de passageiros na Europa no primeiro semestre de 2022 ante 26% em 2021.

LEIA MAIS

→ Renault confirma ciclo de investimento de R$ 2 bilhões no Brasil


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás