Após dar o primeiro passo com a apresentação do eO500U, primeiro chassi urbano 100% elétrico de marca desenvolvido no País, em agosto do ano passado, a Mercedes-Benz está pronta para começar a atender ao operador interessado na eletromobilidade.

Com previsão de começar a produzir em novembro, a marca concebeu modelo de negócio específico, que inclui consultoria, instalação de infraestrutura e financiamento. Assim, ao oferecer planejamento e construção de ecossistema ao cliente, ambiciona aproveitar mercado estimado em 3 mil ônibus elétricos até 2024.

“A estimativa considera demanda e desejo. Talvez, o volume o não se realize, mas há muitas sinalizações”, observa Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing da Mercedes-Benz. “2022 é o ano no qual o ônibus começa a ser do papel com negócios efetivos. Ano que que vem devemos ter volume superior a 1 mil unidades.”

A previsão de Barbosa é baseada no interesse de diversas cidades espalhadas pelo Brasil em adotar o ônibus elétrico no sistema de transporte público. Só o munícipio de São Paulo, absorveria 2,6 mil unidades em cumprimento a programa da prefeitura com meta ter ao menos 20% da frota composta por elétricos até 2024. “Há uma negociação em andamento de 500 unidades elétricas e previsão de outras 1 mil no ano que vem.”

Em andar acima de tratativas, a Mercedes-Benz já tem compromisso com fornecimento de 96 unidades para São Bernardo Campo (SP), oito para Salvador (BA) e quatro para Vitória (ES).

Os pedidos, no entanto, não são do elétrico eO500U, mas parte de parceria com a Eletra, responsável pela eletrificação dos produtos com motores da Weg. “É portfólio complementar para melhor atender o mercado, com chassis articulados de piso baixo ou alto, com 21,5 metros de comprimento, além de Padron de 12,5 metros.”

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Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Décio Costa
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