Empresa

Meritor investe em nova linha de diferenciais em Osasco

Aporte de US$ 1 milhão trouxe ganhos de eficiência, qualidade e segurança

De olho em ganhos de eficiência, qualidade e segurança, a Meritor segue ineestindo em seu complexo industrial de Osasco, na Grande São Paulo. O foco desta vez foi a linha MDC – Montagem de Diferenciais em Células, que recebeu aporte de US$ 1 milhão em novos equipamentos e processos, tornando-se mais ágil e flexível.

A montagem dos diferenciais, o mais importante componente dos eixos que a empresa fornece aos fabricantes de veículos pesados, não é mais feita em bancadas e sim em paleteiras. “São quatro paleteiras equipadas com baterias de lítio, que carregam em apenas uma hora dentro da própria linha, sem emissão de CO2”, explica o gerente do projeto, Guilherme Camillo, lembrando que esse processo pode ser feito, por exemplo, durante a hora do almoço.

“Com os novos equipamentos, aposentamos as baterias de chumbo/aço que, além de serem poluentes, levavam 8 horas para carregar e idêntico período para descansar”, complementa o executivo. Outra novidade é que as peças, antes embaladas uma a uma, agora chegam em kits e o sistema de montagem dos diferenciais passou a ser feito automaticamente por prensagem, substituindo processo que envolvia aquecimento das peças.

LEIA MAIS

Meritor avança em produção de eixo elétrico

Camillo diz que todas essas mudanças garantiram ganhos de tempo e de qualidade, visto na linha nova tem menos manuseio: “Com a introdução dos kits, por exemplo, a montagem é mais rápida, porque o operador não precisa ficar buscando peça a peça, e o risco de erros é reduzido drasticamente”.

O gerente do projeto da nova linha MDC, que foi aprovado em 2020, também destaca como novidade o uso dos relógios comparadores wi-fi, utilizados para fazer a mediação das características da qualidade da peça: “Antes esse controle envolvia anotações de uma pessoa em um papel. Agora é tudo online, vai direto para a rede. Não tem risco de erro também”.

Outra inovação é o Armazém Vertical, que demandou investimento de US$ 80 mil e é o primeiro em uma unidade do grupo no Brasil. “É um equipamento que verticaliza o armazenamento dos nossos componentes, com ganhos de espaço e flexibilidade no manuseio das peças. É só apertar um botão, por exemplo, e a prateleira do que você precisa desce automaticamente”, esclarece Camillo.


Foto: Divulgaçõa/Meritor

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás