O balanço das vendas divulgado esta semana pela Abraciclo mostra crescimento da participação da categoria Street, que abrange os modelos de uso urbano, de 45,3% para 49,1% no mercado brasileiro de motos em um ano. Do total dos 120,8 mil emplacamentos de junho, 59,4 mil foram relativas a esses modelos. No mesmo mês do ano passado, foram 48,4 mil licenciamentos.
Em contrapartida, a categoria Trail, de uso misto, teve participação reduzida de 23,2% para 20% no mesmo comparativo, com, respectivamente, 24,7 mil e 242,2 mil negócios. O crescimento maior das vendas de motos de baixa cilindrada para uso nas cidades reflete o aumento dos serviços de entrega (delivery) e também a migração do consumidor para o veículo duas rodas, em detrimento do automóvel, em função dos elevados aumentos nos preços dos combustíveis.
Conforme revelado pelo presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, na terça-feira, 12, as filas de espera concentram-se atualmente nas motos de baixa cilindrada, que têm prazo médio de 30 para serem entregues após solicitadas pelos clientes. “No caso das motocicletas premium e de uso misto, o estoque nas concessionárias já foi normalizado”, informou o executivo, lembrando que a exceção nos dois casos refere-se às entregas de consórcio, que estão levando de 40 a 50 dias.
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No levantamento relativo a motos de até 160 cc, independentemente da categoria, a Abracilco revela venda de 100.499 unidades no mês passado, o equivalente a 83,1% do mercado. Os modelos de 161 a 449 cilindradas tiveram 16.275 unidades emplacadas (fatia de 13,5%), enquanto as motocicletas acima de 450 cilindradas registraram 4.067 emplacamentos (3,4%).
Mercado por região
Segundo a Abraciclo, a região Norte registrou o maior crescimento porcentual no volume de licenciamentos de motocicletas no primeiro semestre deste ano, com 76.798 emplacamentos, 40,7% a mais do que no mesmo período do ano passado (54.587 motocicletas).
Em números absolutos, a liderança no ranking de vendas é da região Sudeste (245.434 licenciamentos e 38,6% do total do mercado). Na sequência, ficaram Nordeste (189.530 unidades e 29,8% do mercado), Norte (76.798 motocicletas e 12,0%), Sul (63.657 unidades e 10%) e Centro Oeste (61.146 motocicletas e 9,6%).
EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS |
||||||||
JUNHO 2021 |
MAIO 2022 |
JUNHO 2022 |
||||||
CATEGORIA |
A |
PARTICIPAÇÃO |
B |
PARTICIPAÇÃO |
C |
PARTICIPAÇÃO |
C/A |
C/B |
STREET |
48.365 |
45,3% |
66.471 |
49,8% |
59.364 |
49,1% |
22,7% |
-10,7% |
TRAIL |
24.748 |
23,2% |
25.019 |
18,8% |
24.213 |
20,0% |
-2,2% |
-3,2% |
MOTONETA |
15.962 |
15,0% |
20.433 |
15,3% |
18.169 |
15,0% |
13,8% |
-11,1% |
SCOOTER |
9.911 |
9,3% |
11.001 |
8,2% |
9.471 |
7,9% |
-4,4% |
-13,9% |
NAKED |
2.708 |
2,6% |
3.530 |
2,6% |
3.449 |
2,9% |
27,4% |
-2,3% |
CICLOMOTOR |
1.308 |
1,2% |
2.597 |
1,9% |
2.085 |
1,7% |
59,4% |
-19,7% |
BIG TRAIL |
2.389 |
2,2% |
2.361 |
1,8% |
2.400 |
2,0% |
0,5% |
1,7% |
CUSTOM |
498 |
0,5% |
1.148 |
0,9% |
904 |
0,7% |
81,5% |
-21,3% |
SPORT |
578 |
0,5% |
606 |
0,5% |
587 |
0,5% |
1,6% |
-3,1% |
TRICICLO |
106 |
0,1% |
104 |
0,1% |
122 |
0,1% |
15,1% |
17,3% |
TOURING |
107 |
74 |
0,1% |
77 |
0,1% |
-28,0% |
4,1% |
|
TOTAL |
106.680 |
– |
133.344 |
– |
120.841 |
– |
13,3% |
-9,4% |
Fonte: Associadas Abraciclo
Foto: Divulgação/Honda
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