Empresa

BMW fabricará novas gerações do Série 3 e X1 em Araquari

Os dois modelos respondem por metade das vendas da marca no Brasil

ABMW confirmou nesta quinta-feira, 14, a montagem das novas gerações do sedã Série 3 e do utilitário esportivo X1 em Araquari, SC. Os dois modelos representam cerca de 50% das vendas da marca no Brasil e suas renovações estavam contempladas no programa de investimento de R$ 500 milhões anunciado para o período de 2021 a 2023.

As novas gerações foram apresentadas na Europa em maio e junho e chegarão no mercado brasileiro nos próximos meses. O início da produção do sedã está previsto já para setembro. “O X1 mais para o começo do ano que vem”, revelou Aksel Krieger, presidente e CEO do Grupo BMW Brasil.

Araquari já produz os também utilitários esportivos X3 e X4, além dos atuais X1 e Série 3. A mudança de geração, entretanto, é vista pela montadora como um movimento importante, já que se tratam de veículos totalmente novos e a montagem local demandará algumas adequações na fábrica catarinense.

Inaugurada em 2014, a planta já fabricou mais de 80 mil veículos, média de 10 mil unidades por ano. É exatamente este o ritmo previsto para 2022 em um turno de trabalho apenas. “Temos capacidade para até 30 mil veículos, mas aí dependemos da demanda do mercado”, ponderou Otávio Rodacoswiski, diretor geral da fábrica, qu  diz não precisar, por enquato, de mais funcionários para a produção dos novos Série 3 e X1.

Já Krieger não descarta, mas também não confirma, a montagem dos dois novos modelos com algum nivel de eletrificação. Ao ser reiteradamente indagado a respeito, desconversou.

Krieger: colaboração da engenharia brasileira.

“Estamos sempre estudando várias possibilidades”, respondeu o executivo, que prefere destacar que o desenvolvimento dos dois novos produtos contou com a colaboração do departamento de engenharia brasileiro da montadora, sobretudo na parte de infroentretenimento.

Enquanto o segmento de automóveis premium recuou acima de 18% no primeiro semestre, a BMW foi a única entre as marcas  consideradas de luxo com desempenho comercial no azul. Seus 6.734 licenciados representaram avanço de 2,4% sobre igual período de 2021 e participação próxima de 40%. A marca, assim segue na ponta do segmento, posição que ocupa ininterruptamente desde 2019.


Foto:  Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás