Artigo

O desafio da mobilidade sustentável

Por Pablo Di Si, chairperson do 19° Fórum SAE Brasil da Mobilidade e chairman da VW Améríca Latina

Novos desafios para a indústria da mobilidade vêm se formando com uma sociedade cada vez mais consciente e exigente quanto à economia de baixa emissão de carbono. Historicamente as tecnologias e plataformas eram desenvolvidas na Europa ou nos Exstados Unidos e adaptadas ao mercado latino-americano para atender às necessidades da região. Hoje a maior parte do mundo olha para o carro elétrico para reduzir as emissões, e logo esses centros de desenvolvimento na Europa e nos EUA não mais desenvolverão motores a combustão.

Porém essa estratégia deve ser diferente na América Latina, pois a descarbonização deve levar em conta a forma limpa como a energia para os veículos é gerada na região. O Brasil, por exemplo, possui cerca de 85% de energia limpa e também tem no etanol um combustível renovável consolidado e capaz de trazer imediatamente uma redução de CO2, de cerca de 90% se comparado à gasolina.

Por isso, o desenvolvimento local de tecnologias à base de biocombustíveis é uma ótima opção complementar à introdução dos veículos híbridos e elétricos na região, além de constituir um forte agente visando ao desenvolvimento sustentável, social e econômico do País.

Além da mudança do comportamento do consumidor no que diz respeito à sustentabilidade, vemos também um consumo maior de serviços de mobilidade, como o transporte por aplicativo, assinatura ou aluguel de veículos, em detrimento à compra de um veículo. Ao mesmo tempo há uma exigência do consumidor latino-americano por veículos cada vez mais conectados e de alta tecnologia, oferecendo mais comodidade e proporcionando a criação de novos modelos de negócios.

Com isso os profissionais que trabalham no ecossistema da mobilidade devem se qualificar a fim de estarem aptos a entender e atender a toda essa nova demanda de tecnologias e inovações. As empresas também precisam estar preparadas para uma nova cultura de trabalho, mais flexível, em que o colaborador tenha mais autonomia para desenvolver ideias inovadoras em termos de digitalização.

Com o tema Evolução e Revolução do Modelo mais Eficiente e Sustentável o 19° Fórum SAE BRASIL da Mobilidade trará especialistas de empresas do setor da mobilidade para discutir quais conceitos e tecnologias melhor atenderão à exigência de uma mobilidade mais sustentável e tecnológica. Serão nove painéis seguidos de debates sob as mais diversas perspectivas – Cenários Econômicos, Combustíveis Alternativos, Veículos de Passeio, Veículos Comerciais, Profissional do Futuro, Agrícola, Futuro do Motor Diesel e Mobilidade de Cargas Sustentável.


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás