Depois de manifestar a intenção de ampliar  sua participação na joint venture com o GAC Group, a Stellantis decidiu encerrar a parceria criada há 12 anos que produz e distribui Jeep na China. Nesta segunda-feira, 18, surpreendentemente, a quarta maior montadora mundial anunciou que sua marca seguirá no mercado chinês apenas com produtos importados.

Em uma nota curta, a Stellantis declarou: “Devido à falta de progresso no plano anunciado anteriormente para a Stellantis adquirir uma participação majoritária da joint venture GAC-Stelantis, a Stellantis N.V. anunciou hoje seu plano de se concentrar na distribuição de veículos importados para a marca Jeep na China.”.

A empresa, que tem tímida participação em torno de 1% do gigantesco mercado chinês de automóveis de passeio, acrescentou ainda que a parceria foi deficitária  nos últimos anos e  que reconhecerá um encargo de de aproximadamente € 297 milhões em seus resultados do primeiro semestre de 2022 .

A Stellantis detem 50% da empresa criada em 2010 e havia comunicado, no começo do ano, que pretendia chegar a 75%. A GAC discordou da divulgação das tratativas, alegando que não assinara qualquer acordo formal e criticou a parceria pela divulgação.

LEIA MAIS

→ Stellantis mira híbridos a etanol, localização e diversidade produtiva


Foto: Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!