Marca seguirá apenas com veículos eletrificados importados
Depois de manifestar a intenção de ampliar sua participação na joint venture com o GAC Group, a Stellantis decidiu encerrar a parceria criada há 12 anos que produz e distribui Jeep na China. Nesta segunda-feira, 18, surpreendentemente, a quarta maior montadora mundial anunciou que sua marca seguirá no mercado chinês apenas com produtos importados.
Em uma nota curta, a Stellantis declarou: “Devido à falta de progresso no plano anunciado anteriormente para a Stellantis adquirir uma participação majoritária da joint venture GAC-Stelantis, a Stellantis N.V. anunciou hoje seu plano de se concentrar na distribuição de veículos importados para a marca Jeep na China.”.
A empresa, que tem tímida participação em torno de 1% do gigantesco mercado chinês de automóveis de passeio, acrescentou ainda que a parceria foi deficitária nos últimos anos e que reconhecerá um encargo de de aproximadamente € 297 milhões em seus resultados do primeiro semestre de 2022 .
A Stellantis detem 50% da empresa criada em 2010 e havia comunicado, no começo do ano, que pretendia chegar a 75%. A GAC discordou da divulgação das tratativas, alegando que não assinara qualquer acordo formal e criticou a parceria pela divulgação.
LEIA MAIS
→ Stellantis mira híbridos a etanol, localização e diversidade produtiva
Foto: Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País