Criada no fim de 2020 como negócio dedicado à economia circular para recondicionar veículos usados, a ReFactory, da Renault, absorveu mais uma atividade. Instalada no complexo industrial da cidade francesa de Flins, a oficina passou a responder por reformas de robôs de todas as fábricas da marca.
O recondicionamento permite recuperar a eficiência operacional do equipamento industrial, além de obter economia em relação ao valor de uma máquina nova, bem como reduz o prazo de entrega.
Somente neste ano, a ReFactory recondicionou 40 robôs. Reformados, os equipamentos já têm missão a cumprir com a produção do novo Mégane E-Tech Electric, na fábrica de Douai, no Norte da França, recém-atualizada para produzir modelos elétricos.
Neste primeiro lote, os robôs vieram de diversas unidades da fabricante, como de Sanduville, Maubeuge e, também, de Douai. Após limpeza e inspeção de especialistas em robótica, as máquinas passam por ao menos 40 horas em processo de revitalização, com substituição de circuitos impressos, fiação, motor e braço, além de atualização de sistemas.
A ReFactory também coordena junto às fábricas a programação para as reformas. Antes da chegada dos robôs na oficina de Flins, o processo passa por planejamento a partir de datas do fim de produção de veículos e definição da reinstalação dos equipamentos.
Um próximo trabalho agendado atenderá a fábrica de Valladolid, na Espanha. A unidade encomendou seis robôs para a área de estamparia que serão fornecidos por Sandouville para reforma.
O objetivo da empresa é de recondicionar ao menos 170 robôs a cada ano a partir de 2023, especialmente para atender ao projeto do polo ElectriCity, em Douai. Com isso, a fabricante espera gerar uma economia de € 3 milhões por ano.
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Foto: Renault/Divulgação