Empresa

Renault prorroga aposentadoria de robôs

Recondicionados pela ReFactory, equipamentos retornam às linhas de montagem para mais um ciclo de trabalho

Criada no fim de 2020 como negócio dedicado à economia circular para recondicionar veículos usados, a ReFactory, da Renault, absorveu mais uma atividade. Instalada no complexo industrial da cidade francesa de Flins, a oficina passou a responder por reformas de robôs de todas as fábricas da marca.

O recondicionamento permite recuperar a eficiência operacional do equipamento industrial, além de obter economia em relação ao valor de uma máquina nova, bem como reduz o prazo de entrega.

Somente neste ano, a ReFactory recondicionou 40 robôs. Reformados, os equipamentos já têm missão a cumprir com a produção do novo Mégane E-Tech Electric, na fábrica de Douai, no Norte da França, recém-atualizada para produzir modelos elétricos.

Neste primeiro lote, os robôs vieram de diversas unidades da fabricante, como de Sanduville, Maubeuge e, também, de Douai. Após limpeza e inspeção de especialistas em robótica, as máquinas passam por ao menos 40 horas em processo de revitalização, com substituição de circuitos impressos, fiação, motor e braço, além de atualização de sistemas.

A ReFactory também coordena junto às fábricas a programação para as reformas. Antes da chegada dos robôs na oficina de Flins, o processo passa por planejamento a partir de datas do fim de produção de veículos e definição da reinstalação dos equipamentos.

Um próximo trabalho agendado atenderá a fábrica de Valladolid, na Espanha. A unidade encomendou seis robôs para a área de estamparia que serão fornecidos por Sandouville para reforma.

O objetivo da empresa é de recondicionar ao menos 170 robôs a cada ano a partir de 2023, especialmente para atender ao projeto do polo ElectriCity, em Douai. Com isso, a fabricante espera gerar uma economia de € 3 milhões por ano.

LEIA MAIS

Renault confirma ciclo de investimento de R$ 2 bilhões no Brasil

Polo de veículos elétricos da Renault produzirá até carcaças para baterias


Foto: Renault/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás