A Ford planeja atingir produção global anual de 600 mil veículos elétricos já em 2023 e de 2 milhões até o encerramento de 2026. A montadora projeta que a taxa de crescimento anual do segmento ultrapasse 90% até 2026, mais que o dobro do previsto para a indústria global.
No ano que vem, adiantou a montadora, devem sair das linhas de montagem de elétricos 270 mil unidades do esportivo Mustang Mach-E, 150 mil F-150 Lightning, 150 mil E-Transit e 30 mil unidades de um novo SUV que será vendido na Europa e que começará a ser fabricado em ritmo mais acentuado a partir de 2024.
“A nova linha de veículos elétricos da Ford gerou enorme entusiasmo e demanda, e agora estamos colocando o sistema industrial em funcionamento para ganhar escala rapidamente”, declarou Jim Farley, presidente e CEO da Ford e presidente da Ford Model e, que projeta ter mais da metade da produção global composta por veículos elétricos até 2030.
Para chegar a esse patamar produtivo do ano que vem, a montadora encaminha plano de investimentos de US$ 50 bilhões em quatro anos e série de iniciativas com as quais pretender assegurar capacidade de suprimento de baterias e matérias-primas. Já tem garantida a totalidade da capacidade anual de células de baterias – 60 gigawatts-hora (GWh) — em negociações com a CATL, LG Energy Solution e a SK On.
A CATL, por exemplo, fornecerá baterias LFP completas para o Mustang Mach-E na América do Norte a partir do ano que vem e para a F-150 Lighting no início de 2024, enquanto a LG responderá pelo fornecimento para o Mustang Mach-E e o furgão E-Transit.
A empresa diz ter atingido já cerca de 70% da capacidade necessária de células de bateria para sustentar produção global anual de mais de 2 milhões de VEs até o final de 2026 e que assinou memorando de entendimento com a CATL, maior produtora de baterias do mundo, – para fornecimento de baterias nos mercados da China, Europa e América do Norte.
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A Ford anunciou também que localizar40 GWh de capacidade de baterias LFP na América do Norte a partir de 2026. Essa capacidade adicional complementará as três fábricas de baterias anunciadas para o Kentucky e Tennessee, EUA, que fazem parte da joint-venture BlueOval SK entre a Ford e a SK On, oficialmente formada na semana passada. Outro memorando de entendimento adicional foi assinado com a SK On e a Koç Holdings para criação de joint venture na Turquia.
Para viabilizar as joint ventures, a Ford também está comprando matérias-primas para células de baterias. “Vamos nos mover rapidamente nos principais mercados e regiões onde suprimentos críticos estão disponíveis, nos reunindo com funcionários do governo, empresas de mineração e processadores e assinando memorandos de entendimento”, diz Lisa Drake, vice-presidente da Ford Model e.
Foto: Divulgação