Projeto para atender nova fase da legislação ambiental no ano que vem, incorpora também opções para operar com combustíveis alternativos
A Scania adiantou as novidades que começará a oferecer ao transporte de passageiros a partir de janeiro próximo, quando entrará em vigor nova fase do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve), equivalente ao Euro 6. Sob a tutela da sustentabilidade, a linha, considerada como de nova geração, promete menor consumo de combustível e mais rentabilidade ao operador.
A linha nasce após três anos desenvolvimento para o País e absorveu parte do ciclo de investimento de R$ 1,4 bilhão até 2024 que fabricante aplica na região. Para atender às premissas do projeto, como controle de emissões, segurança, conforto e redução de custos, a fabricante alinhará a oferta daqui com as tecnologias do portfólio oferecido na Europa.
“A nova geração de ônibus proporcionará um transporte público mais rentável e sustentável”, garante Celso Mendonça, gerente de vendas de soluções de mobilidade da Scania Brasil.
De saída, a marca anuncia redução no consumo de diesel de 8% nos chassis rodoviários e de 10% no urbano em relação à geração anterior. isso porque os veículos incorporam motores com a tecnologia XPI, inteligência que controla a necessidade de combustível de acordo com o regime de trabalho do motor.
Mendonça, no entanto, acredita em operações ainda mais positivas com auxílio da conectividade embarcada nos veículos, em especial os relatórios dedicados ao comportamento do condutor. “Somente o motorista permite melhoria de até 14% no consumo”, lembra.
A nova geração de ônibus Scania é composta por chassis 4×2, 6×2 e 8×2, para atender ao segmento rodoviário, e 4×2, 6×2, para as operações urbanas. O trem de força traz motores a diesel de 9 e 13 litros, com opções aptas para consumir HVO, biodiesel, além das versões a gás natural ou biometano.
Na linha estradeira, o transportador tem seis variações de potência: 280, 320, 370, 410, 450 e 500 cv, enquanto os chassis urbanos trazem motores de 280 e 320cv. No caso do modelo a GNV, há opções de 280 e 340 cv. Os torques variam de 1.350 Nm a 2.550 Nm. A transmissão é a automatizada Opticruiser da marca com o chamado Lay Shaft Brake, solução que torna as mudanças de marchas 45% mais rápidas. Para os chassis urbanos, há opção de caixa automática ZF Ecolife.
Os novos chassis, além da possibilidade de incorporar pacote de assistentes de direção com segurança ativa do ADAS, a marca passa a oferecer sensores laterais capazes de identificar pedestres e o Scania Zone, recurso que permite limitar a velocidade a partir da definição de trechos ou região.
O início das vendas e a produção da nova geração somente a partir de janeiro do ano que vem.
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