CEO tinha contrato até 2025. Oliver Blume, responsável pela Porsche, será o substituto.
Herbert Diess está cumprindo seus último dias como CEO mundial da Volkswagen. O grupo alemão confirmou a saída de seu principal executivo após quatro anos no cargo. A partir de 1º de setembro, ele será substituído por Oliver Blume, que vinha respondendo pela Porsche.
O súbito afastamento do CEO três anos antes do encerramento de seu contrato, previsto para 2025, surpreendeu a indústria. Diess vinha liderando a mudança do perfil produtivo da montadora, cuja ambição é se tornar uma das líderes globais na oferta e fabricação de veículos elétricos.
Segundo agências internacionais, fontes do grupo teriam apontado problemas de relacionamento interno e a exigência das famílias Porsche e Piëch, acionistas com mais da metade dos direitos de voto e quase um terço de participação, para a mudança no comando.
Desde 1994 no Grupo VW, com passagens pela Audi, Volkswagen e Seat, Blume acumulará suas novas funções com as que vinha exercendo na Porsche, confirmou ao grupo em comunicado emitido na sexta-feira, 22, após reunião do Conselho de Supervisão da Volkswagen AG.
No texto, o conselho elogia a gestão de Diess e cita como destaques a apresentação de produtos inovadores, o redesenho do portfólio de produtos, avanço dos serviços de mobilidade e principalente o foco na eletromobilidade.
“Durante o seu mandato […], Herbert Diess desempenhou um papel fundamental no avanço da transformação da empresa. O Grupo e suas marcas são viáveis para o futuro; suas capacidades inovadoras e poder aquisitivo são fortalecidos. […} Ele não apenas conduziu a empresa por águas extremamente turbulentas, mas também implementou uma estratégia fundamentalmente nova”, disse Hans Dieter Pötsch, Presidente do Conselho Fiscal.
LEIA MAIS
→ Pablo Di Si é escalado para liderar as operações da VW na América do Norte
Foto: Divulgação
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027