Produto

Randon aumenta capacidade de carga com nova geração de graneleiros

Maior uso de alumínio permitiu redução de até 1.830 kg na versão rodotrem do New R

O mercado transportador de carga tem a promessa da Randon de uma nova geração de graneleiros capaz de oferecer mais rentabilidade e versatilidade para as operações. Denominado New R, o produto foi desenvolvido com materiais mais leves e sob conceito da modularidade na construção a fim de suprir necessidade de cada aplicação.

De acordo com Sandro Trentin, diretor superintendente da Montadora Randon, o lançamento é plataforma para entregar um transporte cada vez mais eficiente e sustentável. “O graneleiro New R é o primeiro produto de uma nova Randon. Está baseado em quatro principais eixos: modularidade, eletromobilidade, inteligência embarcada e sustentabilidade.”

Além incorporar itens que promovem mais visibilidade, como uso de led no sistema de iluminação, a New R passou a utilizar a terceira geração das chamadas placas Ecoplate, manufaturadas com alumínio e PVC. Assim, além de leveza, as caixas de cargas se tornaram mais duráveis em relação aos habituais compensados de madeira.

Os painéis confeccionados com o material foram fundamentais para permitir considerável redução no peso implementos. Somados a uma nova estrutura de alumínio providenciaram um alívio que pode chegar a 1.830 kg, na versão rodotrem ou de 810 kg no tradicional semirreboque. Para o transportador significa ganhos na capacidade de carga líquida.

“É o graneleiro mais leve do mercado”, garante Juliano Pimentel, diretor de tecnologia da montadora. “Cabe observar que a estrutura no chassi se mantém, os ganhos vieram do assoalho para cima, justamente onde o operador manuseia.”

Customizável, a nova linha também será partida para incorporar conectividade e soluções elétricos. Com a New R, a Randon passa a dispor também da oferta de contrato de manutenção, por meio de sistema do Randon Smart. Segundo Pimentel, o primeiro serviço da plataforma. “Não queremos vender telemetria, mas promover previsibilidade e disponibilidade do equipamento.”

O graneleiro também foi o escolhido para estrear o sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys, eixo elétrico com recurso de regeneração de energia que contribui com o desempenho da composição. “É um acessório em fase semeadura, ou seja, em operação com clientes que nos retorna com informação”, finaliza Trentin.

LEIA MAIS

→Empresas Randon investirão R$ 100 milhões em energias renováveis

→Carretas Randon com eixo elétrico iniciam fase de testes em operações reais


Foto: Pedro Tesch/Randon/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás