Valor líquido chegou a € 1 bilhão no semestre, com margem de 13,9%. Globalmente, faturou € 88 bilhões e teve lucro líquido de € 8 bilhões.
Com receita líquida de € 88 bilhões, valor 17% superior ao ao do mesmo período de 2021, a Stellantis fechou o primeiro semestre deste ano com lucro líquido de € 8 bilhões – alta de 34% no mesmo comparativo – e fluxo de caixa industrial livre de € 5,3 bilhões. Em todas as regiões nas quais opera, incluindo América do Sul, a empresa teve margens de dois dígitos, o que garantiu uma média de 14,1% em suas operações globais.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 28, o grupo informa ter mais do que triplicado as receitas operacionais ajustadas na América do Sul, atingindo € 1 bilhão, com margem de 13,9%. A companhia foi líder de mercado na região, conquistando 23,5% de participação no semestre. A Fiat foi a marca mais vendida na América do Sul e a Jeep a marca de SUVs mais comercializada no Brasil.
Com resultados recordes, o grupo que representa também as marcas Ram, Peugeot e Citroën destaca que o plano estratégico Dare Forward 2030 “está avançando a toda velocidade”, apoiado pela lucratividade recorde e acelerando as vendas de veículos de baixa emissão (LEV), que incluem modelos a bateria elétrica (BEV), plug-in híbrido (PHEV) e veículos elétricos de célula de combustível.
“Em um contexto global exigente, continuamos a avançar com ousadia (‘Dare Forward’), apresentando um desempenho excepcional e executando nossa arrojada estratégia de eletrificação”, comenta Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Juntamente com a resiliência, agilidade e mentalidade empreendedora de nossos funcionários e parceiros inovadores, estamos transformando a Stellantis em uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável adequada para o futuro. Gostaria de expressar meu sincero agradecimento a todos os funcionários por seu compromisso e sua contribuição para esses resultados”.
O balanço do semestre mostra ainda lucro operacional ajustado de € 12,4 bilhões, com aumento de 44% em relação ao primeiro semestre de 2021, com margem de 14,1%, destacando que nesse mesmo comparativo o fluxo de caixa livre industrial foi ampliado em € 6,5 bilhões, “com forte liquidez industrial disponível em € 59,7 bilhões”.
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A empresa ficou em segundo lugar no mercado da UE30 em vendas de BEV e LEV (menos de 1 mil veículos de diferença em relação ao líder de LEV) e em terceiro no mercado dos Estados Unidos em vendas de LEV. As vendas globais de BEVs da Stellantis aumentaram quase 50% na comparação ano a ano, para 136 mil unidades no primeiro semestre. Com 20 BEVs atualmente no mercado, a empresa promete mais 28 modelos adicionais até 2024.
Na Amércia do Note, a Stellantis atingiu rentabilidade recorde, com margem de lucro operacional ajustado de 18,1%. Sua participação na região subiu para 11,3%. Na Europa, a margem de lucro operacional ajustado ficou em 10,4%.
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