Empresa

Stellantis mais do que triplica receita na América do Sul

Valor líquido chegou a € 1 bilhão no semestre, com margem de 13,9%. Globalmente, faturou € 88 bilhões e teve lucro líquido de € 8 bilhões.

Com receita líquida de € 88 bilhões, valor 17% superior ao ao do mesmo período de 2021, a Stellantis fechou o primeiro semestre deste ano com lucro líquido de € 8 bilhões – alta de 34% no mesmo comparativo – e fluxo de caixa industrial livre de € 5,3 bilhões. Em todas as regiões nas quais opera, incluindo América do Sul, a empresa teve margens de dois dígitos, o que garantiu uma média de 14,1% em suas operações globais.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 28, o grupo informa ter mais do que triplicado as receitas operacionais ajustadas na América do Sul, atingindo € 1 bilhão, com margem de 13,9%. A companhia foi líder de mercado na região, conquistando 23,5% de participação no semestre. A Fiat foi a marca mais vendida na América do Sul e a Jeep a marca de SUVs mais comercializada no Brasil.

Com resultados recordes, o grupo que representa também as marcas Ram, Peugeot e Citroën destaca que o plano estratégico Dare Forward 2030 “está avançando a toda velocidade”, apoiado pela lucratividade recorde e acelerando as vendas de veículos de baixa emissão (LEV), que incluem modelos a bateria elétrica (BEV), plug-in híbrido (PHEV) e veículos elétricos de célula de combustível.

“Em um contexto global exigente, continuamos a avançar com ousadia (‘Dare Forward’), apresentando um desempenho excepcional e executando nossa arrojada estratégia de eletrificação”, comenta Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Juntamente com a resiliência, agilidade e mentalidade empreendedora de nossos funcionários e parceiros inovadores, estamos transformando a Stellantis em uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável adequada para o futuro. Gostaria de expressar meu sincero agradecimento a todos os funcionários por seu compromisso e sua contribuição para esses resultados”.

O balanço do semestre mostra ainda lucro operacional ajustado de € 12,4 bilhões, com aumento de 44% em relação ao primeiro semestre de 2021, com margem de 14,1%, destacando que nesse mesmo comparativo o fluxo de caixa livre industrial foi ampliado em € 6,5 bilhões, “com forte liquidez industrial disponível em € 59,7 bilhões”.

LEIA MAIS

Fiat lidera novamente em junho e consolida vantagem em 2022

Jeep comemora venda de 200 Compass híbrido em cinco horas

A empresa ficou em segundo lugar no mercado da UE30 em vendas de BEV e LEV (menos de 1 mil veículos de diferença em relação ao líder de LEV) e em terceiro no mercado dos Estados Unidos em vendas de LEV. As vendas globais de BEVs da Stellantis aumentaram quase 50% na comparação ano a ano, para 136 mil unidades no primeiro semestre. Com 20 BEVs atualmente no mercado, a empresa promete mais 28 modelos adicionais até 2024.

Na Amércia do Note, a Stellantis atingiu rentabilidade recorde, com margem de lucro operacional ajustado de 18,1%. Sua participação na região subiu para 11,3%. Na Europa, a margem de lucro operacional ajustado ficou em 10,4%.


Divulgaç

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás