Empresa

Stellantis mais do que triplica receita na América do Sul

Valor líquido chegou a € 1 bilhão no semestre, com margem de 13,9%. Globalmente, faturou € 88 bilhões e teve lucro líquido de € 8 bilhões.

Com receita líquida de € 88 bilhões, valor 17% superior ao ao do mesmo período de 2021, a Stellantis fechou o primeiro semestre deste ano com lucro líquido de € 8 bilhões – alta de 34% no mesmo comparativo – e fluxo de caixa industrial livre de € 5,3 bilhões. Em todas as regiões nas quais opera, incluindo América do Sul, a empresa teve margens de dois dígitos, o que garantiu uma média de 14,1% em suas operações globais.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 28, o grupo informa ter mais do que triplicado as receitas operacionais ajustadas na América do Sul, atingindo € 1 bilhão, com margem de 13,9%. A companhia foi líder de mercado na região, conquistando 23,5% de participação no semestre. A Fiat foi a marca mais vendida na América do Sul e a Jeep a marca de SUVs mais comercializada no Brasil.

Com resultados recordes, o grupo que representa também as marcas Ram, Peugeot e Citroën destaca que o plano estratégico Dare Forward 2030 “está avançando a toda velocidade”, apoiado pela lucratividade recorde e acelerando as vendas de veículos de baixa emissão (LEV), que incluem modelos a bateria elétrica (BEV), plug-in híbrido (PHEV) e veículos elétricos de célula de combustível.

“Em um contexto global exigente, continuamos a avançar com ousadia (‘Dare Forward’), apresentando um desempenho excepcional e executando nossa arrojada estratégia de eletrificação”, comenta Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Juntamente com a resiliência, agilidade e mentalidade empreendedora de nossos funcionários e parceiros inovadores, estamos transformando a Stellantis em uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável adequada para o futuro. Gostaria de expressar meu sincero agradecimento a todos os funcionários por seu compromisso e sua contribuição para esses resultados”.

O balanço do semestre mostra ainda lucro operacional ajustado de € 12,4 bilhões, com aumento de 44% em relação ao primeiro semestre de 2021, com margem de 14,1%, destacando que nesse mesmo comparativo o fluxo de caixa livre industrial foi ampliado em € 6,5 bilhões, “com forte liquidez industrial disponível em € 59,7 bilhões”.

LEIA MAIS

Fiat lidera novamente em junho e consolida vantagem em 2022

Jeep comemora venda de 200 Compass híbrido em cinco horas

A empresa ficou em segundo lugar no mercado da UE30 em vendas de BEV e LEV (menos de 1 mil veículos de diferença em relação ao líder de LEV) e em terceiro no mercado dos Estados Unidos em vendas de LEV. As vendas globais de BEVs da Stellantis aumentaram quase 50% na comparação ano a ano, para 136 mil unidades no primeiro semestre. Com 20 BEVs atualmente no mercado, a empresa promete mais 28 modelos adicionais até 2024.

Na Amércia do Note, a Stellantis atingiu rentabilidade recorde, com margem de lucro operacional ajustado de 18,1%. Sua participação na região subiu para 11,3%. Na Europa, a margem de lucro operacional ajustado ficou em 10,4%.


Divulgaç

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás