Empresa

Marcopolo fatura R$ 1,1 bilhão no segundo trimestre

Retomada do segmento de ônibus urbano contribuiu para o crescimento de 39.,8%

As entregas para o programa Caminho da Escola e a retomada do segmento de ônibus urbanos contribuíram para o desempenho positivo da Marcopolo no comparativo do segundo trimestre deste ano com o mesmo período de 2021. A produção atingiu 3.395 unidade, uma expansão de 14,2%.

Conforme balanço divulgado nesta terça-feira, 2, a receita líquida da enpresa chegou a R$ 1,15 bilhão no segundo trimestre, incremento de 39,8% no mesmo comparativo. Os negócios internos totalizaram R$ 639,9 milhões (55,6%) e  as exportações chegaram a R$ 511,9 milhões. O lucro bruto foi de R$ 131,3 milhões, com margem de 11,4% no segundo trimestre, antes os R$ 60,5 milhões, margem de 7,4%, entre abril e junho do ano passado.

“Os resultados refletem o incremento de volumes e repasses de custos realizados nas vendas direcionadas ao mercado interno e operações internacionais ao longo do último ano e do primeiro semestre de 2022. A demanda por transporte público urbano pressionou os municípios por investimentos neste momento. No segmento de rodoviários, a carteira de pedidos se estende até o final de novembro”, revela José Antonio Valiati, CFO e diretor de relações com investidores da Marcopolo.

LEIA MAIS

Mercedes-Benz estima alta de 20% a 50% no mercado de ônibus

Marcopolo fecha contrato no Catar

Da produção total do segundo trimestre, 2.812 unidades foram fabricadas no Brasil e 583 no exterio1. Do total, 1.300 foram modelos urbanos, volume que em idêntico período de 2021 tinha ficado em apenas 958. Com o aumento da oferta, a participação da companhia chegou aos 53,5% no último trimestre.

Micro-ônibus Volare

A marca de micro-ônibus Volare da Marcopolo somou 975 veículos, com receita líquida de R$ 290,9 milhões  no segundo trimestre, diante dos R$ 199,6 milhões do período de abril a junho de 2021. “Com a nova linha Attack, lançada em maio do ano passado, e o modelo Fly 10, desenvolvido para o segmento urbano e de fretamento, a marca alcançou receita líquida consolidada de R$ 581,7 milhões no primeiro semestre de 2022, ante os R$ 451,5 do mesmo período do ano passado”, informa a empresa.

O resultado financeiro líquido, no entanto, ficou negativo em R$ 39,9 milhões no segundo trimestre deste ano, ante um desempenho positivo de R$ 182,7 milhões no mesmo período de 2021, por causaa da variação cambial gerada pela desvalorização do real frente ao dólar. O cenário provocou reflexo também no lucro líquido consolidado, que foi de R$ 26,8 milhões, com margem de 2,3%, enquanto no em 2021 a marca teve um lucro deR$ 200,9 milhões, com margem de 24,4%.


Foto: Divulgação/Marcopolo

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás