Modalidade respondeu por quase 50% dos negócios em julho, maior índice mensal de 2022
De cada dois automóveis de passeio licenciados no Brasil em julho, um foi negociado diretamente pelas montadoras. A modalidade de vendas diretas, aponta a Fenabrave, respondeu por exatos 49,6% dos 135,5 mil emplacamentos no segmento, maior índice verificado ao longo dos sete primeiros meses de 2022.
As vendas diretas de automóveis — as de comerciais leves sempre foram proporcionalmente maiores — vinham reptresentando menos de 39% dos negócios até abril e saltaram para 44,8% em maio e 49,5% em junho. Não fosse essa acelerada nos negócios diretos, a indústria automobilística, quase certo, estaria amargando recuo diante de julho do ano passado e não a ascensão de quase 10% na mesma comparação.
Na média acumulada do ano, as negociações diretas também apresentam índice recorde, de 42%. Ratificam assim a evolução constante verificada na última década, especialmente a partir de 2016, quando o mercado interno, e as vendas no varejo, começaram a declinar de maneira mais acentuada.
Em 2012, quando só os licenciamentos de automóveis de passeio superaram 3,1 milhões de unidades, a modalidade representou apenas 20% das transações, índice que saltou para 35,4% em 2017, 38% no ano seguinte e alcançou 41% em 2019, para recuar para 39% em 2020 e 38,8% no ano passado.
Alguns modelos, particulamente, têm dependido muito mais das vendas diretas do que a média. Em julho, foi o caso do veterano e em fim de carreira Volkswagen Gol, que teve 9,7 mil unidades negociadas diretamente pelas montadoras das 11,9 mil licenciadas e que asseguraram a primeira posição no ranking de modelos. Situação assemelhada ao do Fiat Cronos, com 3 mil vendidos diretamente do total de 3,8 mil.
Outro Volkswagen sem muito tempo pela frente em produção, o sedã Volkswagen, oficialmente, teve somente 22 unidades negociadas no varejo, das 4.776 licenciadas, segundo a Fenabrave.
No período janeiro-julho, o carro mais vendido diretamente foi o Hyundai HB20, com 28,8 mil unidades, quase 57% dos licenciamentos do modelo. O Jeep Compass vem logo a seguir, com 26,7 mil unidades ou 75% do total do SUV que chegou às ruas, participação semelhante à verificada no Gol, que acumula 25,3 mil unidades, 71%.
A Stellantis é a montadora que lider as vendas diretas de automóveis de passeio em 2022. Suas duas principais marcas no mercado interno, Fiat e Jeep, têm 16,5% e 16% e ocupam, respectivamente, o primeiro e segundo lugares, à frente da Volkswagen, com fatia de 15,2%.
LEIA MAIS
→ Mercado de veículos leves no ano segue em queda de dois dígitos
Foto: Divulgação
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km