Em balanço do desempenho de vendas apresentado na quarta-feira, 3, a Anfir, associação que representa as fabricantes de implementos rodoviários no País, ressalta que registrou em julho o melhor mês do ano com entregas de 13,9 mil produtos.
De acordo com os dados da entidade, o volume representou alta de 6% sobre junho, quando o mercado absorveu 13,1 mil implementos, mas em baixa de 8,1% na comparação com julho do ano passado, ocasião que registrou 15,1 mil unidades negociadas.
“A recuperação de mercado é um processo lento e os resultados de 2022 indicam que estamos no caminho para repor as perdas do passado”, observa em nota o presidente da Anfir, José Carlos Spricigo.
O dirigente enxerga a retomada ao avaliar os resultados dos últimos sete meses, com média mensal de 12,7 mil unidades. No exercício de sete meses, entre altas e baixas, as vendas do segmento cresceram 19,3%. “Os negócios estão em ritmo lento de recuperação, mas formando uma espiral positiva mês a mês, o que dá confiança ao empresário do setor.”
Apesar do otimismo, o segmento ainda segue abaixo do desempenho do 2021. De janeiro a julho, as entregas somaram 88,9 mil implementos, volume 3,24% menor em relação há um ano, quando as fabricantes negociaram 91,9 unidades.
Por categoria, os emplacamentos reboques e semirreboques no período de sete meses recuaram 10,8%, com 47,5 mil unidades, enquanto as vendas de carrocerias sobre chassi cresceram 7,2%, para 41,4 mil produtos.
LEIA MAIS
→Mercado de implementos rodoviários fecha o semestre 2% menor
Foto: Librelato/Divulgação