Em contrapartida, venda de carros com mais de 13 anos de uso, que dependem menos do crédito, tem alta de 18,2% sobre junho
Oatual quadro econômico, marcado por juros altos, maiores restrições ao crédito e perda do poder aquisitivo, está tendo reflexo direto no mercado de carros usados. O desempenho positivo de julho reflete exclusivamente o aumento dos negócios com os veículos com 9 anos de uso ou mais. Os modelos mais novos tiveram volumes reduzidos,
Levantamento da Fenauto, a entidade que representa os lojistas independentes, mostra o desempenho do mercado de usados de forma segmentada. Os modelos seminovos, com até 3 anos de uso, totalizaram 155.375 unidades comercializadas em julho, volume 26,1% inferior ao de junho. Também houve recuo no segmento de 4 a 8 anos, os chamados usados jovens, mas em índice bem menor. A queda foi d0 e 1%, para 305.196 unidades.
Ja os usados maduros (9 a 12 anos) e os velhinhos (mais de 13 anos) tiveram negócios ampliados no comparativo mensal, garantindo o crescimento do mercado de usados como um todo. As altas foram de, respectivamente, 11% e 18,2%, para 295.799 unidades e 429.050. São modelos mais acessíveis que, por isso, contemplam mais vendas a vista, o oposto do que ocorre com os seminovos.
No total, o mercado de usados atingiu 1.185.432 transações em julho, com pequeno crescimento de 3,3% sobre junho (1.147.994), mas decréscimo de 16,8% sobre o mesmo mês do ano passado. No acumulado dos primeiros sete meses de 2022, as vendas alcançaram a marca de 7.212.783 veículos usado, volume 18% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado (8.792.077).
Na avaliação do presidente da Fenauto, Enilson Sales, o mercado continua apresentando uma recuperação lenta, mas constante. “Temos uma expectativa positiva de resultados até o final do ano, visto que, historicamente, o segundo semestre é sempre um período melhor para as vendas. Mas mantemos, também, uma atenção aos possíveis fatores que podem influenciar o mercado como a taxa de juros, crédito e até mesmo as eleições”.
LEIA MAIS
→Julho é o segundo melhor mês em vendas do ano
→Mercado de veículos leves no ano segue em queda de dois dígitos
Os dados da Fenauto contemplam todos os tipos de veículos usados. Os automóveis e comerciais leves respondem por 75% do total, ficando o restante para os veículos pesados e caminhões. Entre os usados mais vendidos em julho estão o VW Gol, Fiat Uno e Palio e Ford Fiesta.
Foto: Divulgação/Fenauto
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…