Se na América do Sul a Stellantis se destacou no primeiro semestre pela liderança geral em vendas de automóveis e comerciais leves, na Europa a quarta maior montadora global, criada oficialmente em janeiro do ano passado, comemora, sobretudo, seus resultados de vendas de veículos elétricos.
Nos primeiros seis meses de 2022, o grupo detentor de 14 marcas automotivas, a maioria de origem europeia, vendeu mais de 105 mil veículos automóveis e comerciais leves elétricos e ultrapassou, com muita folga, a Tesla.
A empresa norte-americana, nascida exclusivamente para desenvolver e produzir automóveis movidos a eletricidade, negociou 78 mil unidades no mesmo período.
Especialistas ponderam que a Tesla teve mais dificuldades para driblar a falta de componentes e, portanto, viu-se forçada a limitar a oferta de produtos, especialmente os fabricados na China — a montadora também tem fábrica na Alemanha, inaugurada no primeiro trimestre e com o processo de aceleração do ritmo da produção igualmente prejudicado pela crise global de componentes.
Ainda assim, dois de seus veículos, Model Y e Model 3, lideraram as vendas na região com 40 mil e 38,3 mil unidades, respectivamente. Dois modelos de marcas da Stellantis aspareceram logo a seguir: o subcompacto Fiat New 500, o mais vendido do grupo e que liderou mercados no segundo trimestre, alcançou 32,3 mil unidades, e o Peugeot e-208, com 22 mil.
Segundo a Acea, entidade que reúne os fabricantes europeus de veículos, dos automóveis novos de passageiros negociados na União Europeia 9,1% são a bateria, 8,9% híbridos plug-in e 19,6% híbridos, enquanto os movidos a gasolina representam 40% e os a diesel 19,6% .
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As vendas globais de veículos movidos a bateria da Stellantis aumentaram quase 50% na comparação ano a ano, para 136 mil unidades no primeiro semestre. A empresa já 20 veículos com a tecnologia e outros 28 serão lançados globalmente até 2024.
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